Paulo Lopes, 30.3.05 – As obras de duplicação da BR-101 começam a ir além do corte de árvores à s margens da rodovia. Em Paulo Lopes, no quilômetro 256, quatro máquinas – dois tratores e duas escavadeiras – trabalham na preparação de um aterro de pista. Para evitar acidentes no trecho, os funcionários reforçaram a sinalização com placas fixas, cones e bandeiras.
A preparação do aterro num terreno paralelo à Rua Ladislau Martins começou há 12 dias, mas a chuva impediu os operários de trabalharem de sexta até segunda-feira. A terra utilizada no aterro está sendo retirada do quilômetro 251, onde outra equipe de funcionários trabalha no “corte” de um paredão, e transportada por 10 caminhões até o local.
Esse é o primeiro sinal de obra de preparação de pista na BR-101 desde o inÃcio dos trabalhos de duplicação, em dezembro do ano passado. O trecho do lote 32 pertence ao Consórcio CGR/Stein, que tem 30 meses para concluir 26 quilômetros entre Palhoça e Paulo Lopes. O custo da obra está estimado em R$ 13,9 milhões. No quilômetro 247, divisa entre os dois municÃpios, duas equipes continuam recolhendo as árvores cortadas à s margens da rodovia. O operador de máquina Marciel Luiz Correa disse que o terreno acidentado dificulta o trabalho e que menos de 50 toras são transportadas por dia em cada caminhão.
– O movimento intenso de carros e caminhões também atrapalha – comentou Correa.
Moradora diz que local era usado para despejo de lixo
A dona de casa Cizina de Jesus Silva, 66 anos, não se importou com o barulho das máquinas a poucos metros do portão de sua casa. Ela mora há 20 anos na Rua Ladislau Martins e lembra que antes das obras começarem o terreno era um depósito de lixo e entulhos.
– Agora eu acredito na duplicação – afirmou Cizina.
O funcionário encarregado pela sinalização, Odilon Berger, destacou que em três meses de trabalho não aconteceu nenhum acidente na proximidade dos trechos em obra. O limite de velocidade nesses locais é de 60 km/h.
– Reforçamos a sinalização e com atenção não haverá problemas – disse Berger.