BrasÃlia, 20.6.06 – O governo federal viu mais um projeto no sentido de renovar a frota de caminhões do PaÃs morrer na praia. Depois do fracasso do Modercarga, lançado em 2004 com a promessa de viabilizar a modernização da frota brasileira, o Procaminhoneiro também patinou e não saiu do lugar. A frota nacional tem, atualmente, uma idade média de 15,6 anos, levando em conta os veÃculos das empresas e os dos transportadores autônomos. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recomenda que a idade média ideal é de 9,5 anos. No setor empresarial, a idade média da frota está muito mais próxima da recomendada pela ANTT, com 9,8 anos, e os veÃculos em poder os autônomos atingem a marca dos 19,8 anos, em média. Diante deste quadro, seria natural imaginar que o governo federal está disposto a criar mecanismos que facilitem o acesso a caminhões novos para a renovação da frota brasileira, mas, o que se viu, foram programas que não conseguiram cumprir seus propósitos, seja por apresentarem taxas de juros muito altas, seja por disponibilizarem verbas para a compra de caminhões usados. Mesmo com o lançamento dos programas do governo, as vendas de novos caminhões no mercado interno caÃram, mostrando que os usuários não encontraram nos projetos governamentais as facilidades propaladas. Fonte: Settrim
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