Lula garante continuidade da obra de duplicação da BR-101

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Lula garante continuidade da obra de duplicação da BR-101

Palhoça, 8.5.07 – Em viagem por Santa Catarina nesta terça-feira, 8, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a continuidade das obras na BR-101 está garantida, mas admitiu que poderá não inaugurá-la no seu governo.
? Ela está a todo o vapor. Tem regiões que são mais difíceis e regiões que são mais fáceis, mas nós trabalhamos com a certeza de que queremos acabar as obras da BR-101 definitivamente. Se não der para acabar, vai faltar muito pouco ? disse Lula.
A BR-101 é uma rodovia federal brasileira com extensão de 4.551 Km. Extende-se em boa parte do litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. O trecho da duplicação compreende as cidades de Florianópolis e Osório.
Iniciada em janeiro de 2005, a duplicação da rodovia custará R$ 1,1 bilhão e tem financiamento do governo federal a partir dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). A conclusão estava prevista para dezembro de 2008.
Fonte: ClicRBS

PAC confirma a demora na duplicação da BR-101

Mesmo tendo a terceira maior dotação orçamentária do Plano
de Aceleração do Crescimento (PAC), a duplicação do trecho Sul da BR-101 não deve ser concluída em 2008, como previsto originalmente. Em balanço do PAC, divulgado ontem, o Planalto identificou “risco potencial” de que possam ocorrer atrasos no cronograma da obra, devido à reestruturações do planejamento inicial.
Quando ocorreu a licitação da rodovia, entre 2001 e 2002, não foi incluída a construção de dois túneis e de uma ponte porque havia a possibilidade de transferir a administração dos trechos à iniciativa privada, explica o diretor de Infra-estrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT), Hideraldo Caron.
O DNIT admite ainda a necessidade de projetar e licitar outras pequenas obras na rodovia.
Entre as construções que serão realizadas estão um túnel no Morro do Cavalos (Palhoça) e outro no Morro do Formigão (Tubarão). Também será necessário construir uma ponte para a travessia da Lagoa de Cabeçudas (Laguna). Não há previsão do valor que deve ser gasto na realização destas três obras. A expectativa, no entanto, é concluí-las em 2010.
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, prometeu recursos.
– Apesar dos problemas, não vamos deixar que haja atraso na 101.

Resposta do governo às críticas pela lentidão

O levantamento do PAC, apresentado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff foi uma resposta às críticas de que o plano não deslanchou. O Planalto esboçou a situação dos 1.646 empreendimentos, classificando as obras em adequada (verde), atenção (amarelo) e preocupante (vermelho).
– O problema é que Lula quer recuperar com o PAC o que não fez nos quatro primeiros anos de governo. É aí, na pressa, que os problemas se revelam – alerta o diretor do Centro Brasileiro de Infra – estrutura (CBIE), Adriano Pires.

Desempenho em SC
RODOVIAS
BR-101
Obra – Duplicação de 336,5 quilômetros, sendo 248,5 quilômetros em SC.
Investimento – R$ 1,5 bilhão.
BR-470
Obra – Duplicação de 62 quilômetros entre Navegantes e Blumenau, incluindo o entroncamento de acesso a Timbó.
Investimento – R$ 98 milhões
BR-280
Obra – Duplicação de 62 quilômetros entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.
Investimento – R$ 120 milhões.
BR-282
Obra – Pavimentação de 140 quilômetros ligando Campos Novos, São Miguel D´Oeste e Paraíso.
Investimento – R$ 180 milhões.
Via Expressa Portuária do
Porto de Itajaí
Obra – Construção de acesso rodoviário de sete quilômetros ligando a BR-101 ao Porto de Itajaí
Investimento – R$ 42 milhões
FERROVIAS
Contorno de Joinville
Obra – Construção de 18 quilômetros de linha férrea ligando Joinville a São Francisco do Sul.
Investimento – R$ 52,7 milhões
Contorno de São Francisco do Sul
Obra – Construção de 8,3 quilômetros de linha férrea ligando ao porto de São Francisco do Sul.
Investimento – R$ 24,1 milhões
PORTOS
São Francisco do Sul
Obra – Construção de berço de 205 metros de comprimento para graneis sólidos e construção de novo alinhamento de 230 metros do berço 201.
Investimento – R$ 65 milhões
LINHA DE TRANSMISSÃO
Linha de Transmissão Palhoça/Desterro
Obra – Implantação de linha de transmissão de 130 quilômetros de extensão entre os municípios de Palhoça e Florianópolis.
Investimento – 66,8 milhões
LT Bateias
Obra – Implantação de linha de transmissão de 97 quilômetros de extensão entre Bateias (PR) e Joinville (SC)
Investimento – R$ 28,3 milhões
LT Videira
Obra – Implantação de linha de transmissão de 107 quilômetros de extensão ligando Videira (SC), Campos Novos (SC) e Machadinho (RS).
Investimento – R$ 107,71 milhões
LT Jorge Lacerda
– Siderópolis
Obra – Implantação de linha de transmissão de 50 quilômetros de extensão ligando Blumenau, Biguaçu e Siderópolis.
Investimento – R$ 21,7 milhões
GERAÇÃO DE ENERGIA Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó
Obra – Construção de usina no Rio Uruguai.
Investimento – R$ 2,1 bilhões
Usina Hidrelétrica Itapiranga
Obra – Construção de usina no Rio Uruguai
Investimento – R$ 1 bilhão
Usina Hidrelétrica Salto Pilão
Obra – Construção de usina no Rio Itajaí-Açu
Investimento – R$ 352 milhões
Usina Hidrelétrica Pai-Querê
Obra – Instalação de usina no Rio Pelotas, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Investimento – R$ 969 milhões
Usina Hidrelétrica São Roque
Obra – Construção de usina no Rio Canoas
Custo – R$ 500 milhões
BARRAGEM
Barragem do Rio do Salto
Obra – Construção de barragem em Timbé do Sul (SC)
Custo – R$ 60 milhões
> Adequado significa que a obra está dentro do prazo previsto
> Atenção que pode ter algum atraso
> Preocupante que está com problemas no cronograma
Fonte: Diário Catarinense

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