IDT prepara curso avançado para motorista de veículos de carga

IDT prepara curso avançado para motorista de veículos de carga

Brasília, 13.7.07 – O curso terá duração de 40 horas aulas no formato presencial e será dividido em cinco módulos temáticos: Gestão do Veículo; Gestão do Relacionamento com Cliente ; Economia da Operação do Transporte; Segurança na Operação de Transporte e Excelência no Transporte.
A proposta pedagógica que dará sustentação ao processo de aprendizagem refletirá dimensões humanas, culturais científicas e tecnológicas. Remeterá ainda aos compromissos institucionais e pessoais e ao cumprimento das determinações legais e políticas de educação vigentes no País.
O presidente da FETCESP, Flávio Bennati, destaca que o Curso Avançado para Motorista de Veículos de Transporte de Cargas, vai atender a uma necessidade apontada pelas transportadoras no Estado de São Paulo, que precisam de mão-de-obra qualificada, com motoristas mais bem preparados para o exercício de suas funções no transporte como um todo.
Por isso o que se pretende é promover um treinamento diferente dos atuais oferecidos no mercado no País. Isto porque são poucas as instituições que desenvolvem cursos que contemplem uma formação ampla, abordando conteúdos técnicos, comportamentais e práticos em seus programas pedagógicos.
Visando de fato atender as necessidades das empresas de transporte de cargas, o IDT (Instituto de Desenvolvimento do Transporte) providenciou a Pesquisa de Demanda por Qualificação Profissional de Veículos de Transporte de Cargas. O resultado da pesquisa foi apresentado no último dia 30 de maio, na sede da FETCESP.
Segundo a diretoria do IDT, Lucimar Coutinho, a pesquisa detectou que os motoristas precisam de um programa de treinamento que desenvolva as competências não apenas cognitivas, do conhecimento, mas também, e especialmente de habilidades e de atitudes.
A Escola do Transporte fará o desenvolvimento da metodologia, conteúdo, material didático e do curso de qualificação dos instrutores/ multiplicadores. No entanto os treinamentos serão oferecidos pelas unidades SEST/SENAT. A expectativa é que no final deste ano uma turma piloto faça a validação do programa do Curso Avançado para Motorista de Veículos de Transporte de Cargas.

Acesso

Para participar do treinamento para motorista os alunos devem atender os seguintes requisitos: curso fundamental completo; habilitação categoria C ou D; experiência mínima de dois anos como motorista de veículo de transporte de cargas; certificação em Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Prevenção de Incêndio ou ter certificação do curso MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos).

Compartilhe este post