BNDES abrirá linha para aquisição de caminhões

  1. Início
  2. Notícias
  3. BNDES abrirá linha para aquisição de caminhões

BNDES abrirá linha para aquisição de caminhões

Rio de Janeiro, 31.3.06 – O BNDES abrirá uma linha de crédito especial para financiar a compra de caminhões. A informação é do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan. Segundo ele, a idéia é financiar até 100% a compra do veículo, com uma taxa de juros atraente para possibilitar a renovação da frota brasileira de caminhões, que é muito antiga.
O assunto será discutido entre Furlan e o novo presidente do BNDES, Demian Fiocca, na próxima semana. O ministro, no entanto, não quis arriscar uma data para o início da operação da linha de financiamento. Ele garantiu que não há uma decisão sobre uma eventual isenção do IPI para a compra de caminhões. A medida é uma reivindicação do setor, que viu naufragar o Modercarga (Programa de Modernização da Frota de Caminhões), lançado em dezembro de 2003 pelo presidente Lula.
O programa tinha o objetivo de reduzir a idade média dos veículos de carga por meio de financiamentos com recursos do FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador) operados pelo BNDES. Mas a procura pelo financiamento foi baixa porque os juros foram considerados altos.
Furlan disse que a sua equipe continuará propondo medidas de redução de impostos que levem ao barateamento do capital produtivo e estimulem novos investimentos. No entanto, o ministro alertou que o governo irá cobrar resultados. Segundo ele, o governo aguarda, por exemplo, os dados que comprovem os efeitos positivos da redução de impostos para produtos da construção civil.
“A nossa mensagem é muito clara para o setor. Se o benefício concedido pelo governo federal for repassado para o consumidor, as medidas de desoneração terão continuidade. Mas se a cadeia produtiva se apropriar do benefício, não há razões para abrirmos mão de arrecadação para que alguém, que não seja a população, tenha um resultado melhor”, disse.

Fonte: Diário do Grande ABC

Compartilhe este post