Chapecó, 7.11.08 ? Os jornalistas dos veÃculos de comunicação de Chapecó e Região conheceram, ontem, as obras do Sest Senat Chapecó. Foram recepcionados pelo presidente da Fetrancesc e do Conselho Regional do Sest Senat SC, Pedro Lopes, pelo presidente do Sitran, Valmor Zanella, diretoria e ex-presidentes. O evento contou com a presença do prefeito de Chapecó, Élio Cella e do deputado federal, Cláudio Vignatti, do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, João Scopel e do presidente dos Trabalhadores do Transporte, Jair Padilha. A visita teve a finalidade de mostrar a construção, que deverá estar concluÃda no final de dezembro, e também falar sobre a importância da obra para o transporte e a comunidade de Chapecó e do Oeste e do investimento feito pelo segmento.
Lopes fez uma exposição sobre o andamento da obra e o que deverá funcionar em cada um dos módulos. Anunciou que nas próximas semanas o Conselho Nacional deverá nomear o diretor e assim iniciará o processo de montagem e contratação de pessoal para a inauguração, que deverá ocorrer em fevereiro. Deverão ser contratados no total 50 profissionais entre os da área de saúde ? médicos, dentistas e auxiliares, instrutores, coordenadores, além dos administrativos.
Lopes disse que a unidade, que terá 7,50 mil metros quadrados de área construÃda, deverá atuar num projeto especÃfico de educação e de formação com o ensino supletivo para comunidades carentes do entorno. Por se tratar de boa parte de área de preservação permanente no terreno, existe a proposta de desenvolver um programa de educação ambiental com a participação da Unochapecó. O presidente do Conselho fez questão de destacar que a obra é um investimento do transporte que inclui todos os modais, com recursos próprios. A prefeitura de Chapecó doou parte do terreno, 30 mil metros quadrados, mas o restante, parte comprado pelo Sest Senat e outra doada pelo proprietário.
Para o presidente do Sitran, Valmor Zanella, o Sest Senat é um reivindicação antiga dos transportadores de carga e para ele, a unidade deverá principalmente contribuir na formação de mão-de-obra, motoristas, escassa, difÃcil de achar na cidade. Ele também considera positiva a presença do Sest Senat, porque oferecerá serviços médicos e odontológicos aos trabalhadores das empresas e autônomos e seus dependentes.
As obras, destacou Lopes, poderiam estar concluÃdas, mas construtora teve dificuldade de contratar os 100 profissionais.
O quadro ficou muito abaixo disso e alguns vieram de Porto Alegre e Belo Horizonte. Mas com a obra pronta, o presidente do Conselho disse que haverá uma mudança significativa para o transporte, com a possibilidade de formação profissional e qualificação, que dará substancial salto de qualidade aos serviços. E além disso, beneficiará a comunidade que, com valores muito pequenos poderá usar os serviços e espaços. E Lopes afirmou que as empresas poderão solicitar aos profissionais do Sest Senat que montem cursos especÃficos para seus profissionais. Citou como exemplo, os postos de combustÃveis, que podem capacitar seus frentistas.
A visita começou pela área da saúde, aonde funcionarão a recepção e os consultórios dentários e médicos. Depois, os jornalistas conheceram a área de formação profissional, com as salas e os espaços para biblioteca, tv e vÃdeo. No outro espaço está a construção do auditório e o salão de festas. Na saÃda desse espaço, estão o restaurante, lanchonetes, sala de jogos e atividades de lazer e prática esportiva. Tem ainda a oficina pedagógica e o ginásio poliesportivo, ampla área de estacionamento e no terreno, além de jardins, haverá churrasqueiras, quadras polÃesportivas e parque infantil. Fonte: Juraci Perboni/Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post