Tubarão/Içara, 09.12.03 – Enquanto o governo federal não libera recursos para a duplicação da BR-101 trecho Sul, o número de acidentes cresce a cada dia. Estudo feito pelo posto de Tubarão da PolÃcia Rodoviária Federal (PRF) mostra que o número de acidentes registrados é alarmante. De 2001 a 2003 já ocorreram 4.549 acidentes onde 3.093 pessoas ficaram feridas e 271 morreram. Estes acidentes ocorreram nos trechos não-duplicados que vai de Palhoça (km 237) até a divisa com o Rio Grande do Sul (km 466).
De janeiro a novembro de 2001 ocorreram 1.672 acidentes – 1.117 pessoas ficaram feridas e 94 morreram. No mesmo perÃodo de 2002, foram 1,5 mil acidentes com 1.055 feridos e 85 mortos. De janeiro a novembro deste ano o número de acidentes diminuiu em relação a 2002, mas o número de mortos aumentou. Foram registrados 1.377 acidentes, 921 pessoas ficaram feridas e 92 morreram.
Segundo o chefe da 2ª Delegacia da PolÃcia Rodoviária Federal, Paulo Sérgio Machado, 24% destes acidentes aconteceram entre Laguna a Tubarão. “Este trecho é considerado um dos mais perigosos. Os motoristas sabem disto, mas fazem ultrapassagens indevidas e abusam do excesso de velocidade. O cruzamento em trevos é outra causa de acidentes. Em outros trechos da BR-101 estes dois motivos também levam o motorista a sofrer acidentes”, observou.
Com a chegada do verão, e o aumento do fluxo de carros decorrente do turismo, aumenta a preocupação da PRF. A Operação Verão da PRF começa dia 15 e o efetivo da polÃcia do trecho Sul da BR-101(PRF) será ampliado. Para discutir as estratégias da operação, superintendentes da PRF se reunem hoje, em Florianópolis.
No Extremo-sul do Estado, também começa nova mobilização pela duplicação. O presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Wagner Pizetti, articula uma nova manifestação para cobrar a duplicação do trecho Sul da BR-101. Pizetti está fazendo contato com os presidentes das câmaras de vereadores de Osório (RS) até Palhoça, na Grande Florianópolis para organizar a Marcha da Duplicação. Segundo o vereador, a marcha vai iniciar no Rio Grande do Sul, com uma pessoa caminhando pelo acostamento da 101 levando a bandeira de Osório. “A cada nova cidade, outra pessoa se junta à caminhada levando a bandeira de seu municÃpio. Isso vai se multiplicar até chegarmos a Palhoça”, explica Pizetti. A mobilização está prevista para março. Fonte A NotÃcia
Compartilhe este post