Férias de verão: cuidado com os pontos perigosos das rodovias catarinenses

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Férias de verão: cuidado com os pontos perigosos das rodovias catarinenses

Joinville, 13.12.04 – O verão se aproxima e, com ele, as praias lotadas e os enormes engarrafamentos das rodovias que dão acesso aos principais balneários catarinenses. Para curtir um final de semana de sol e mar, o veranista vai precisar de paciência e atenção no trânsito. Grande parte da malha rodoviária do Estado apresenta irregularidades. Quem desce do Oeste em direção ao Litoral precisa percorrer cerca de 30 quilômetros a mais para evitar um trecho da BR-282, entre São José do Cerrito e o trevo de ligação com a BR-470, que está sem asfalto.
No Alto Vale, um dos pontos críticos da BR-470 é a Serra da Santa, em Pouso Redondo. O problema do trecho em aclive não é a falta de sinalização ou as condições da pista, mas a imprudência dos motoristas, que, com pressa para chegar ao seu destino, fazem ultrapassagens em locais proibidos e abusam da velocidade.
Durante os finais de semana da temporada de verão, grandes congestionamentos são registrados entre Navegantes e Blumenau. Na região de Blumenau, a BR-470 apresenta trechos críticos com novas crateras abertas a cada chuva e desníveis na pista em função dos buracos tapados pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (DNIT).
No litoral, os problemas da BR-101 estão mais concentrados no trecho não-duplicado, principalmente nos trevos de acesso de Imbituba, Imaruí, Laguna, Tubarão, Jaguaruna e, na Grande Florianópolis, em Palhoça. Chegar na BR-101 duplicada é um alívio para o turista que passou horas quase parado na estrada. A rodovia apresenta alguns trechos com irregularidades, mas nada que prejudique a viagem. Os problemas estão mais concentrados na região entre Itajaí e Balneário Camboriú. O motorista precisa ter atenção em dias de chuva, pois existem vários pontos de aquaplanagem, principalmente nos pontos de retorno e na entrada do túnel do Morro do Boi, em Itapema. Entre os quilômetros 129 e 131, em ambas as pistas, há irregularidades e buracos. No acesso às praias de Porto Belo e Bombinhas, a rodovia SC-412 (avenida Governador Celso Ramos) passa pelo centro da cidade de Porto Belo. A avenida é estreita e com várias lombadas, que estrangulam o trânsito.
No Litoral Norte, os congestionamentos são freqüentes nas rodovias BR-280, que dá acesso a São Francisco do Sul e a Balneário Barra do Sul, e SC-415 que leva às praias de Itapoá e balneários do Paraná.
O tráfego de veículos na rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina, a SC-401, em Florianópolis, praticamente dobra durante a temporada de verão. E no Sul do Estado, o turista que for conhecer os balneários da região também vai precisar de uma dose extra de paciência. Defasada, a SC-444 que liga Criciúma ao Balneário Rincão não suporta mais o fluxo de veículos registrado durante a alta temporada. A conseqüência disso são congestionamentos diários.

BR-280

Joinville – As rodovias que levam às praias do Litoral Norte apresentam trechos esburacados, sem acostamento e com pontos de estrangulamento no trânsito. Um dos trajetos mais complicados é na rodovia BR-280, entre Joinville e São Francisco do Sul. A rodovia, que na baixa temporada tem um fluxo médio de 10 mil veículos/dia, no verão recebe 15 mil/dia. No trecho duplicado da BR-101, o volume praticamente duplica. São cerca de 60 mil veículos trafegando nos finais de semana.
O trevo de acesso a Balneário Barra do Sul congestiona a BR-280 e provoca engarrafamentos quilométricos. O comerciante Walmor Raitz, de 44 anos, e a esposa Sandra, 37, conhecem bem os gargalos da rodovia. “A maioria das vezes que voltamos da praia tem fila”, conta Walmor. O casal já ficou quase três horas parados.
Amandio Sansan, 35 anos, vai à praia, mas já pensando na volta. “Todo o ano é a mesma coisa. Essa rodovia tinha de ser duplicada”, comenta Sansan. O servente de pedreiro Ivaldo Harnack, 45, que frequenta a praia da Enseada, conta que já demorou duas horas para percorrer o trecho até Araquari, onde o motorista precisa ficar atento ao grande fluxo de pedestres e ciclistas ao longo da rodovia. E andar devagar por causa das filas a partir do trevo de acesso à Balneário Barra do Sul. O engarrafamento no trecho provoca várias colisões e pequenos acidentes como o que ocorreu com Marcelino Prinz, que capotou o carro na volta para casa.

BR-470

Rio do Sul – Um dos pontos críticos dos 346 quilômetros da BR-470 entre a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul e Navegantes é a serra da Santa, em Pouso Redondo, região do Alto Vale do Itajaí. O local foi ponto da tragédia em 2000 envolvendo dois ônibus que conduziam turistas argentinos para Balneário Camboriú, onde morreram 46 pessoas. O problema em todo o trecho em aclive não é a falta de sinalização ou as condições da pista, mas a imprudência dos motoristas, que, com pressa para chegar ao seu destino, fazem ultrapassagens em locais proibidos e abusam da velocidade, que é de 40 km/h.
Principal ligação entre municípios do Nordeste do Rio Grande do Sul, Sudoeste do Paraná e Oeste catarinense com o Litoral Norte, o tráfego na BR-470 aumenta 40% na região de Rio do Sul, chegando a 70% a partir de Indaial, onde são comuns os congestionamentos aos finais de semana. Todo o movimento de contêineres transportando para os portos de Itajaí e São Francisco do Sul também passa pela rodovia. Entre São Cristóvão do Sul e Apiúna, a rodovia apresenta longos trechos sinuosos e aclivosos, o que dificulta as ultrapassagens. As condições da pista não são as ideais, mas o DNIT procura tapar os buracos que surgem a cada chuva.
O que mais preocupa a Polícia Rodoviária Federal (PRF) é a imprudência dos motoristas, responsável por 98% dos acidentes. O inspetor-chefe da 4ª Delegacia, Manoel Fernandes Bittencourt, anunciou a realização de comandos de radar ao longo da serra da Santa para coibir o excesso neste trecho. No dia em que a reportagem de A Notícia acompanhou a PRF, foram aplicadas 16 notificações em menos de uma hora.
O movimento no trecho de 61 km da BR-470 entre Indaial e Navegantes, no Médio Vale, quase dobra nos finais de semana da alta temporada, de acordo com o posto da PRF em Blumenau. Em dias normais, o fluxo diário de veículos é de 15 mil. O trecho mais movimentado da BR-470 é entre Blumenau e Indaial, onde transitam diariamente cerca de 20 mil veículos por dia. Buracos e desníveis na pista também são comuns.
Durante os finais de semana do verão, os maiores congestionamentos são registrados entre Navegantes e Blumenau. Os motoristas devem ter cuidado nos km 22, 23 e 30 que apresentam grandes adensamentos. Os patrulheiros recomendam redução de velocidade para evitar que o motorista perca o controle do veículo. Quem transitar com pneus “carecas” ou de meio-uso deve tomar cuidado redobrado em dias de chuva devido às grandes poças d´água que se formam nos adensamentos. O grande perigo são as saídas de pista.

Opção noturna

A rodovia SC-470, conhecida como Jorge Lacerda, tem apenas 40 km e liga a BR-101 a Blumenau, passando pelos perímetros urbanos de Ilhota e Gaspar. Ela tem sido a alternativa dos blumenauenses que costumam passar a temporada no litoral, principalmente os que costumam viajar à noite, pois, além de segura e melhor conservada que a BR-470, possui uma excelente iluminação. Filas até podem se formar próximo às lombadas eletrônicas, em Ilhota e Gaspar. (Orlando Pereira e José Goes, especial para AN)

BR-101 Sul desafia motoristas

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, Luiz Ademar Paes, diz que os pontos mais críticos das rodovias federais concentram-se no trecho Sul da BR-101. “Neste trajeto, não tem outra saída senão a duplicação”, reconhece. Ele afirma que durante a temporada, o tráfego na região apresenta um incremento de 50%, principalmente nos finais de semana. Tanto na região da Grande Florianópolis quanto nos acessos às praias do Sul do Estado, a atenção dos motoristas deve ser redobrada. Para lidar com as filas e congestionamentos, Paes diz que a conscientização dos motoristas é a principal arma. “É preciso ter cautela e paciência e nestes dias de maior movimento sair mais cedo de casa”, destaca.
Na tentativa de amenizar os problemas gerados pelo incremento de trânsito nas estradas do Litoral catarinense com a chegada dos turistas, as polícias rodoviárias Estadual e Federal deflagraram a Operação Verão. Nas vias patrulhadas pela PRF, o trabalho será realizado entre o próximo dia 18 de dezembro e o dia 27 de fevereiro de 2005, contando com reforço de efetivo e novos aparelhos para o controle de infrações. Já a ação da Polícia Rodoviária Estadual inicia no próximo dia 17. Na última operação da PRF, entre 2003/2004, foram registradas 118 mortes nas rodovias federais do Estado.
Desde o início de novembro, além dos 22 radares portáteis, a PRF também conta com o reforço de dois radares fotográficos estáticos que podem ser instalados em qualquer ponto e registram a velocidade dos veículos nos dois lados da pista. Durante a Operação Verão, os equipamentos serão utilizados na região da Grande Florianópolis na tentativa de inibir o excesso de velocidade, que, segundo Paes, ainda é a principal causa de acidentes. Num único dia de trabalho, o aparelho registra em média 2 mil infrações. Paes acredita que, preocupado com a multa, o motorista será mais cauteloso.
Os novos aparelhos serão usados, principalmente, na Via Expressa (BR-282) e no trecho duplicado da BR-101. Durante a Operação Verão, o trabalho também contará com apoio de um helicóptero para ações de policiamento e socorro a vítimas, além do aumento do efetivo.

SC-444

Içara – O turista que tenta conhecer o balneário mais movimentado do Sul do Estado durante a temporada de verão precisa ter uma dose extra de paciência. Defasada, a SC-444, que liga Criciúma ao Balneário Rincão, não suporta mais o fluxo de veículos registrado durante a alta temporada. A conseqüência disso são congestionamentos diários que triplicam o tempo do trajeto e dificultam o trânsito até mesmo na BR-101. “Como a rodovia fica lotada, as pessoas que querem deixar a BR-101 no trevo do bairro Vila Nova têm de ficar aguardando e isso provoca lentidão no trecho”, explica o cabo Antonio Costa, da Polícia Rodoviária Estadual. Segundo ele, durante a temporada de verão, a 444 recebe diariamente 35 mil veículos. “O percurso que é feito em 20 minutos leva, no mínimo, uma hora. Quando ocorrem acidentes, a coisa piora ainda mais”, conta o patrulheiro.

Reivindicação

Ainda aguardando pela duplicação do trecho Sul da BR-101, lideranças ligadas ao turismo do Sul do Estado se articulam para tentar viabilizar a construção da rodovia Interpraias, uma velha reivindicação da região. No último mês, lideranças das microrregiões de Tubarão, Araranguá e Criciúma cobraram do secretário nacional de Política do Turismo do governo federal, Milton Zuanazzi, o início das obras da Interpraias, que deverá ligar Passo de Torres a Garopaba, dando ao turista uma condição privilegiada para conhecer as praias da região.
Segundo o secretário de Turismo de Criciúma, Airson Soares da Rosa, a Interpraias vai alavancar o turismo na região e, além disso, desafogar a BR-101. O secretário do Desenvolvimento Regional, Acélio Casagrande, afirma que a rodovia é uma de suas prioridades. “Já tem uma empresa estudando o projeto e em breve vamos ter uma posição”, comenta.

SC-401

Florianópolis – O tráfego de veículos na rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina, a SC-401, praticamente dobra durante a temporada de verão. Enquanto entre os meses de julho e outubro, a região recebe uma média entre 23 mil e 26 mil veículos por dia, durante o verão esse índice passa dos 50 mil. O tenente José Onildo Truppel Filho diz que em janeiro deste ano a média era de 56 mil veículos por dia. Em fevereiro, eram cerca de 51 mil por dia. Os dados foram levantados nos primeiros 20 quilômetros da via.
O tenente Truppel diz que os pontos mais críticos da região são o trevo de Itacorubi e o afunilamento da pista dupla para a pista simples, nas proximidades do km 8. Para evitar os comuns congestionamentos, ele diz que uma das alternativas é evitar os pontos de maior movimento, das 10 às 12 horas e das 17 às 19 horas. Ele explica ainda que, com as filas paradas, os acidentes mais comuns são as batidas traseiras, que acabam congestionando ainda mais o trânsito. Para este verão, uma das mudanças esperadas nas rodovias estaduais é a conclusão da obra da Via Expressa Sul, avenida de trânsito rápido que ligará o centro de Florianópolis ao Aeroporto Hercílio Luz. (AL)

Interpraias

Balneário Camboriú/Balneário Piçarras – Uma belíssima rodovia, que mescla paisagens de praia e verde ao longo de seus 16,5 quilômetros de extensão, é o principal destaque da linha de acesso às praias Rodesindo Pavan, ou simplesmente rodovia Interpraias. A grande vantagem de se fazer o trajeto é não ter de enfrentar tráfego intenso de veículos.
Desde que foi inaugurada, em julho de 2001, a estrada é vista como uma das principais rotas do turismo no litoral catarinense. A pista de rolamento tem largura média de 10,5 metros, em mão dupla, com acostamento e sinalização diurna e noturna, sem nenhum tipo de problema em sua estrutura. Os motoristas levam cerca de 20 minutos para percorrer o trecho, que vai do bairro da Barra à Mata de Balneário Camboriú, na divisa com o município de Itapema, passando pelas praias de Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Os horários de maior movimento são entre 9 e 17 horas, somente nos fins de semana e temporada de verão, período em que o acesso à praia de Laranjeiras também pode ficar um pouco congestionado. A rodovia também traz praças e mirantes ao longo de seus 16,5 quilômetros. Os locais são bastante freqüentados pelos turistas, que param para observar as belezas naturais da região.
Quanto mais movimentada, melhor. Na contramão das principais vias rápidas de Santa Catarina, a Interpraias, que ligará os municípios de Navegantes, Penha e Balneário Piçarras, no Litoral Norte do Estado, busca fluxo intenso de veranistas e, principalmente, turistas. Mais que uma alternativa à BR-101, a avenida vai ajudar e incrementar a economia local. A boa notícia é que ela nunca esteve tão próxima de ser concluída. Sua finalização consta, inclusive, no Orçamento do Estado para 2005. Na verdade, resta apenas Penha, que fica entre Navegantes e Balneário Piçarras, concluir sua parte da Interpraias. Navegantes terminou a última etapa do asfaltamento em setembro deste ano. Desde o molhe no rio Itajaí-açu até a ponte de divisa com Penha, são 10 quilômetros de asfalto, com pintura e em bom estado. Em Balneário Piçarras, que já asfaltou os cerca de quatro quilômetros da avenida Nereu Ramos há alguns anos, a novidade é também o asfalto da avenida Getúlio Vargas, que leva a BR-101.

BR-282

Lages – Um trecho de aproximadamente 60 quilômetros, que não conta com asfalto na BR-282, entre os municípios de São José do Cerrito e o trevo de ligação com a BR-470, em Campos Novos, obriga o turista que se desloca do Oeste do Estado para as praias da região de Grande Florianópolis e Litoral Sul a percorrer 30 quilômetros a mais em sua viagem. Isso ocorre porque, para evitar o chão batido, que fica intrafegável em dias de chuva, tem que ser feito um desvio que passa pela BR-470 até o entroncamento com a BR-116, depois por esta rodovia até Lages, para retornar o trajeto normal pela BR-282.
Ainda não há perspectiva de conclusão deste trecho, uma vez que o Tribunal de Contas do União (TCU) embargou a obra por irregularidades e superfaturamento. Um outro pequeno trecho, entre Lages e São José do Cerrito, está sendo asfaltado pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército.
Mas os problemas da BR-282 não se limitam ao trecho sem asfalto. Onde a pista está pavimentada, erros na execução da obra determinam uma série de problemas. Os pontos mais críticos são encontrados entre os municípios de Alfredo Wagner e Rancho Queimado, dos quilômetros 55,4 ao 101,1. A incidência de buracos e irregularidades no asfalto são grandes. Fonte: A Notícia

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