Audiência pública vai escolhar se obras da BR-470 serão gerenciadas pelo Estado ou pela União

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Audiência pública vai escolhar se obras da BR-470 serão gerenciadas pelo Estado ou pela União

Brasília, 22.6.05 – A duplicação da BR-470 só vai acontecer após a população decidir se as obras devem ser gerenciadas pelo Governo Estadual ou pelo Governo federal. É certo que haverá concessão daquele trecho rodoviário e será cobrado pedágio. Mas o modelo poderá ser escolhido pelos segmentos sociais. Essa foi a decisão tomada ontem entre representantes do Ministério dos Transportes, do Governo de Santa Catarina e do setor de Transportes.
De acordo com o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, como será feita a obra, como será o modelo e como será a cobrança, tudo deve ser definido em duas audiências públicas no dia 7 de julho, às 15 horas, em Jaraguá do Sul e no dia 8 de julho, às 15 horas, em Blumenau.
No início do ano, o Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, havia solicitado ao ministro dos Transportes, Alfredo do Nascimento, a estadualização das rodovias federais com finalidade de realizar a duplicação com um projeto alternativo de pedágio. Mas a equipe do Ministério dos Transportes entendeu que essa decisão deve ser da população que será afetada pela obra.
BR 280 ? Na segunda-feira, Pedro Lopes apresentou em Jaraguá do Sul, para empresários e representantes da comunidade, o modelo proposto pela Fetrancesc para construir a BR-280, que conta no Projeto SC-Transportes. De acordo com Lopes, os participantes gostaram da proposta. Porém, eles acreditam que o Governo Federal possa bancar a obra já a partir deste ano. Existe no orçamento deste ano R$ 10 milhões, sendo R$ 5 milhões para o projeto de engenharia que deverá ficar pronto até o fim do ano e restaria R$ 5 milhões para iniciar a construção, suficiente para um a dois quilômetro de pista. Haveria, segundo alguns participantes a promessa de ter no Orçamento de 2006 a quantia de R$ 500 milhões para a obra. No entanto, de acordo com especialistas da área, a BR-101, recebeu para este ano todo apenas R$ 250 milhões. E que o governo não teria recursos para bancar três obras no Estado a 101 e a 280. Fonte: Imprensa Fetrancesc

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