ItajaÃ, 21.8.06 – Foram iniciados esta semana os testes para inÃcio de operação regular do terminal Trocadeiro, do grupo Dalçóquio, no porto de ItajaÃ. A empresa, que já está instalada na margem direita do rio ItajaÃ-Açu, irá movimentar inicialmente cerca de 1 milhão de toneladas de bobinas de aço produzidas pela Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). Outras tipos de carga devem entrar em operação futuramente. Para instalar o terminal a Dalcóquio investiu cerca de R$ 15 milhões.
O teste para o processo de movimentação de carga está sendo feito com um primeiro lote de bobinas com 7,1 mil toneladas, que chegou ao terminal na última quarta-feira (16), juntamente com outras duas cargas não especificadas pela assessoria de imprensa do porto.
Depois de chegar a Itajaà as bobinas de aço serão transportadas por terra para a empresa Vega do Sul, em São Francisco do Sul, que produz chapas de aço para a indústria automobilÃstica e de eletrodomésticos (linha branca). Os valores envolvidos na movimentação da carga não foram divulgados, mas o contrato para prestação do serviço tem prazo inicial de dois anos.
O Trocadeiro é o terceiro terminal privado já em operação em ItajaÃ. Também estão em funcionamento os terminais da Braskarne, do grupo Cargil, e da Dow QuÃmica. Juntos, de janeiro a julho, os dois terminais privados movimentaram 179,2 mil toneladas de mercadorias em 56 atracações. Outros cinco terminais privados já têm autorização do governo federal para operar.
Fonte: NetComex