Fórum Estadual de Rodovias – Começa Plano B nas estradas catarainenses

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Fórum Estadual de Rodovias – Começa Plano B nas estradas catarainenses

Florianópolis, 12.1.07 – O Fórum Estadual de Rodovias decidiu ontem, em encontro realizado na Capital, deflagrar uma ação conjunta para reduzir os engarrafamentos nas estradas catarinenses até o fim da temporada de Verão. A estratégia envolve o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
O plano definido ontem tem ênfase nas obras que estão sendo realizadas na BR-101 – a duplicação, no trecho Sul, e os serviços de recapeamento, retomados ontem no trecho Norte.
O DNIT anunciou que não vai mais ocorrer o fechamento de duas pistas ao mesmo tempo para as obras, evitando a interrupção total do trânsito como vinha acontecendo. O departamento também determinou a redução das detonações de rochas durante a temporada.
Para manter o cronograma em dia, principalmente nos trabalhos de duplicação do trecho Sul da BR-101, o DNIT contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, encarregada de garantir o fluxo de veículos sem interrupção das obras. O movimento nas estradas, segundo a PRF, está 20% superior em relação ao início da temporada passada.
O efetivo da PRF também será destacado para pontos críticos do trecho Norte, como o de Balneário Camboriú, onde as longas filas têm sido um transtorno constante para os motoristas.

Trânsito de veículos lentos será avaliado

Os engarrafamentos nas saídas das praias em direção à BR-101 foram apontados ontem na reunião do fórum como um dos principais problemas do trânsito nesta temporada. Para minimizar esse transtorno, a PMRv atuará no controle do escoamento dos veículos nesses locais.
Entre os pontos críticos de congestionamento na BR-101 estão os trechos de Paulo Lopes a Palhoça, e entre Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema.
A reunião foi convocada para avaliar o final de ano nas estradas catarinenses e traçar metas conjuntas para a continuidade da temporada.
– O objetivo é minimizar os efeitos do aumento do fluxo de veículos e melhorar as condições de trafegabilidade para o usuário – disse Valdir Walendowsky, diretor de marketing da Santur – órgão de turismo no Estado – que frisou na reunião a importância da duplicação das BRs 282 e 470 para o setor.
Para Pedro Lopes, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas (Fetransesc), outros pontos que precisam ser revistos são as autorizações para trânsito de veículos lentos, que não devem ser concedidas em horários de pico, e a diminuição dos fechamentos de pista para detonação de rochas na BR-101.
Segundo João José dos Santos, superintendente do DNIT em Santa Catarina, as detonações serão programadas com a devida antecedência, devendo ser realizadas apenas às terças e quintas-feiras, no período entre 12h e 13h30min, na região de Palhoça, conforme o cronograma de ontem.
A análise dos problemas ocorridos nos feriadões de final de ano apontados pelo fórum servirão de base para o planejamento das ações das entidades para o Carnaval.
Participaram do encontro do Fórum Estadual de Rodovias representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/SC), Sindicato dos Engenheiros (Senge/SC), Fetrancesc, Santur, DNIT e PRF.

Algumas estratégias
O que foi sugerido
> DNIT e PRF atuarão em conjunto evitando o fechamento total das pistas, garantindo o fluxo de veículos durante obras de recapeamento nas rodovias federais e nos trabalhos de duplicação da BR-101 Sul
> Parceria entre PRF e PMRv nas saídas das praias com acesso à BR-101, controlando o fluxo de veículos que deixam os balneários
> DNIT reduzirá as atividades de detonação de rochas na região de Palhoça, que serão planejadas com antecedência, devendo ocorrer apenas às terças e quintas-feiras, das 12h às 13h30min
> Estudo da proibição de licenças especiais de trânsito para veículos lentos durante os horários de pico
Fonte: Fórum Estadual de Rodovias.

PRF convoca todo o efetivo no Carnaval

Todo o efetivo da Polícia Rodoviária Federal será destacado para garantir a ordem e a segurança nas estradas catarinenses durante a Operação Carnaval. A superintendência do órgão anunciou ontem, na reunião do Fórum Estadual de Rodovias, que decidiu suspender as férias de todos os agentes entre 15 e 22 de fevereiro, período de movimento intenso nas estradas federais do Estado, especialmente no Litoral.
A expectativa é de um aumento de aproximadamente 10% no número de visitantes neste Carnaval, em relação ao do ano passado.
Além da concentração de todo o efetivo da polícia rodoviária, outras estratégias já estão sendo esboçadas pelos órgãos que integram o Fórum Estadual de Rodovias.
O objetivo é evitar que os problemas registrados no início da temporada se repitam.
As ações efetivas, com a definição das atribuições de cada órgão envolvido na ação conjunta, serão definidas em uma nova reunião do Fórum, marcada para o dia 29 deste mês.

Combate à criminalidade não será posto de lado

De acordo com Luiz Ademar Paes, superintende da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina, a concentração de todo o efetivo no período de Carnaval foi determinada com o objetivo de manter o rigor na fiscalização das infrações de trânsito nas estradas, sem descuidar do combate à criminalidade.
Paes lembrou que o período de Carnaval é marcado pela intensificação do contrabando de drogas, especialmente de lança-perfume.
Além disso, o comando nacional da corporação fixou como meta a redução de 40% a 50% no número de mortes em comparação ao mesmo período de 2006, quando 20 pessoas perderam a vida em acidentes ocorridos nas rodovias federais catarinenses.
Também visando a melhoria no trânsito nas BRs que cortam o Estado, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) deverá suspender as obras nas rodovias entre os dias 17, véspera de Carnaval, e 21, Quarta-feira de Cinzas, quando ocorre o movimento mais intenso de volta dos turistas que visitaram o Estado.
A determinação do DNIT, se for confirmada, deverá valer tanto para os trabalhos de duplicação da BR-101 no trecho Sul quanto para os qualquer outra obra para recuperação da rodovia no trecho Norte ou demais estradas federais em Santa Catarina. Fonte: Diário Catarinense

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