PRF e PRE preparam esquema para as rodovias durantre a temporada de verão

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PRF e PRE preparam esquema para as rodovias durantre a temporada de verão

Florianópolis, 9.11.04 – Começa no próximo dia 1º a Operação Veraneio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A novidade anunciada para esta temporada será a intensificação de barreiras nas rodovias que dão acesso aos balneários e estâncias hidrominerais. Para este ano, a PRE distribuirá 342 policiais somente nestes acessos. “Nosso objetivo não é só reduzir o número de acidentes, mas reforçar a segurança de uma forma geral”, disse o comandante da PRE, major Paulo Mourkazel.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve, ainda sem data marcada para início, também fazer operação especial no Litoral de Santa Catarina, principalmente na BR-101. A tendência, segundo o representante do superintendente da PRF, Roberto Wolff, é de que para esta temporada seja utilizado esquema semelhante ao do ano passado, com três medidas principais: a transferência, aos fins de semana, do posto de fiscalização da Fazenda de Palhoça para Biguaçu – o movimento de entrada e saída de caminhões do posto é um dos principais causadores de congestionamentos na Grande Florianópolis -; o fechamento do trevo de acesso a Santo Amaro da Imperatriz, e a proibição de tráfego de caminhões no fim das tardes de sexta-feira e de domingo.
Ontem à tarde, em reunião do Fórum Estadual de Rodovias, foram debatidas novamente as propostas de oito entidades que fazem parte do Projeto Rodovia da Vida, criado para tratar das questões referentes à duplicação da BR-101 e que no último dia 27 de outubro apresentaram sugestões para o tráfego durante as obras de duplicação.
As propostas que envolvem caminhoneiros geraram polêmica. O presidente da Federação de Transportes de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes, questionou os argumentos do “Rodovia da Vida” em sugerir ações que atinjam quase que exclusivamente a classe. “Os caminhões não são os grandes responsáveis pelo exagerado número de acidentes e mortes. Só este ano, por exemplo, foram treinados 3,5 mil motoristas para o transporte de cargas perigosas. As medidas apresentadas deveriam valer para todos”, disse Lopes ao falar sobre a proibição de ultrapassagens e o limite de velocidade de 60 km/h. “O aumento do tempo de viagem vai encarecer ainda mais o transporte de cargas”, completou. Fonte: AN

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