São Paulo, 11.4.08 – As medidas restritivas à circulação de caminhões em áreas da capital paulista foram amplamente analisadas na Reunião de Diretoria Plena da NTC&LogÃstica, realizada nesta quinta-feira, 10 de abril, em BrasÃlia. O presidente da NTC, Flávio Benatti, afirmou que uma restrição de circulação de caminhões nas Marginais do Tietê e Pinheiros, provocará efeitos negativos em vários processos logÃsticos do PaÃs, afetando diretamente o Comércio Exterior. Empresários de vários estados demonstraram suas preocupações com o trânsito de cargas que cruzam a capital paulista em direção ao Interior de São Paulo e a outras regiões do PaÃs. ?No perÃodo restritivo os veÃculos ficarão represados no entorno da capital, em cidades da região?, avaliou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo (Setcesp), Francisco Pelucio. Ao término do perÃodo de restrição, concluiu ele, haverá uma concentração de tráfego pesado comprometendo o trânsito de cidades com pólos econômicos importantes, como na Baixada Santista, em razão do Porto de Santos.
Os empresários, ainda alertam para a possibilidade de aumentar o trânsito de veÃculos menores para abastecer vários pólos comerciais, que não demandarão de pessoal para entrega noturna.
O setor de carga aérea também está apreensivo, uma vez que as novas medidas inviabilizarão a utilização de aeronaves durante o dia, momento em que a demanda é bem maior. No perÃodo noturno o número de aeronaves é menor e comprometerá a entrega das encomendas, tendo em vista as dificuldades na coleta da mercadoria. O transporte aéreo de São Paulo abastece o paÃs com cargas urgentes, como medicamentos, produtos perecÃveis e insumos de informática, entre outras.
A conclusão dos empresários foi geral: Aumentar a restrição de circulação de caminhões na capital paulista não resolverá o problema dos congestionamentos. O setor quer contribuir para a aumentar a mobilidade urbana e participar dos estudos e avaliações da administração paulistana. ?Existe um entendimento que outras medidas podem ser tomadas para aumentar a fluidez do trânsito. Uma delas é intensificar a fiscalização de trânsito, retirando de circulação os veÃculos irregulares?, comentou Flávio Benatti.
A preocupação é geral e para discutir as novas medidas da prefeitura paulistana o Setcesp promoverá nesta segunda-feira (14/4), às 14h30, em sua sede, em São Paulo (SP), uma reunião com empresários do transporte e representantes de entidades do comércio e clubes de lojistas entre vários segmentos envolvidos na distribuição de cargas.
Internacional
A harmonização da legislação de trânsito no Mercosul, também esteve na pauta. do encontro. O empresário Luiz Alberto Micaroni, informou dos problemas sérios que o segmento de transporte internacional enfrenta coma as divergências de leis dos paÃses envolvendo o pára-choque e altura dos caminhões. A NTC&LogÃstica participa dos estudos que estão sendo feitos para uma melhor adequação das legislações no Mercosul. A greve dos auditores fiscais e os entreves e prejuÃzos que acarretam para o setor, também esteve na pauta da reunião.
Seminário
Os empresários de transporte e logÃstica analisaram positivamente o VIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado na quarta-feira, 9 de abril, na Câmara dos Deputados em BrasÃlia (DF).
O presidente da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac), José Hélio Fernandes, avaliou que o encontro atingiu plenamente seus objetivos, ao despertar o interesse de empresários e parlamentares em temas importantes para o setor e que requerem um maior entendimento e envolvimento dos deputados. O VIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas é uma iniciativa da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e conta com a realização e organização da NTC&LogÃstica e da Fenatac e apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT).