Despoluir e Sest Senat participam de III Evento Brasileiro de Créditos Ambientais

  1. Início
  2. Notícias
  3. Despoluir e Sest Senat participam de III Evento Brasileiro de Créditos Ambientais

Despoluir e Sest Senat participam de III Evento Brasileiro de Créditos Ambientais

Florianópolis, 29.10.08 – O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da CNT em parceria com a Fetrancesc e Sindicatos – e o Sest Senat Florianópolis participam do III Evento Brasileiro de Créditos Ambientais, nos dias 3 e 4 de novembro de 2008. O encontro será no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no qual reunirá experts em Mercado de Carbono, Sustentabilidade e Créditos non-CO2, com o objetivo de mostrar às empresas, instituições e profissionais de diversos ramos de atuação, várias soluções para os problemas ambientais e transformando-os em projetos de sustentabilidade e benefício financeiro.
Além de participar das palestras e debates, o Sest Senat e o Despoluir participam de exposição para mostrar o trabalho na área ambiental desenvolvido pelas duas instituições. O Sest Senat tem atuado na formação profissional com forte destaque para o papel do motorista, do trabalhador no transporte, das gerências e diretorias das empresas para a preservação ambiental, redução da emissão de gases poluentes e a gestão voltada para o uso racional de recursos naturais, sem contar a segurança ambiental para o transporte de carga de produtos perigosos.
O Despoluir tem desenvolvido uma série de ações voltadas para a conscientização do setor de transporte para o respeito à natureza e o combate ao aquecimento gloval; Entre as medidas adotadas pelo Projeto é a aferição da fumaça resultante da queima de combustíveis dos caminhões e ônibus. A Fetrancesc possui três unidades móveis do Despoluir, que fazem a análise e que indicam se o veículo está dentro dos padrões ambientais. Nos casos em que há emissão de poluentes, o proprietário do veículo tem 30 dias para fazer o ajuste e aferição novamente.
Instituições como MRE, BNDES, Itaipú Binacional, CBIC, INPE, ANA, PETROBRAS, EMBRAPA, ETS/ITL e MAR, disponibilizaram profissionais altamente especializados para compor o quadro de palestras, dentre os quais, há profissionais técnicos que também compõem a comissão do Executive Board da ONU no Brasil.
Será também ministrado o curso ?Compreenda as Ações Socioambientais que possam levar sua instituição/empresa à uma imagem de sustentabilidade e enquadrar-se no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL, para obtenção de créditos de carbono do Protocolo de Kyoto?.
E paralelamente ao evento, acontecerá uma amostra sócio-ambiental de produtos e serviços coligados ao meio ambiente e uma pequena amostra da arte e da cultura local. O evento é realizado pela MAR Assessoria Ambiental e Internacional, provavelmente a única empresa brasileira, especializada em economia ambiental, MDL e Esquemas de Negociações Ambientais e Plataformas Independentes de Transações.
As temáticas deste relevante evento traz experts, dentre eles Executivos de atuação junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – CQNUMC / UNFCCC, para oferecer o melhor conhecimento do Mercado de Carbono, Créditos non-CO2 e projetos sustentáveis, para demonstrar como as oportunidades no mercado socioambiental se concretizam para as empresas, instituições e profissionais que buscam o caminho da sustentabilidade, com a aplicação de princípios técnico-científicos em seus projetos e atividades diárias, propiciando um ambiente mais saudável e resultado financeiro como fruto de ações empreendedoras.

Programação

?Convenções da UNFCCC (Accra, Poznań e Copenhague) e seus impactos nos diversos Setores Brasileiros e Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo?
Sérgio Barbosa Serra: Embaixador Extraordinário para a Mudança do Clima do Ministério das Relações Exteriores – MRE, atuante desde 2007 nas reuniões da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – CQNUMC / UNFCCC e do Protocolo de Quioto e em outros eventos, nacionais e internacionais, ligados ao tema.

?Financiamentos para Projetos de Créditos de Carbono (MDL) na Indústria, de Energia, etc…?
Eduardo Bandeira de Melo: Chefe do Departamento de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ? BNDES.

?Reflorestamento: Escalas, Barreiras e Oportunidades de Créditos de Carbono (MDL)?
Thelma Krug: Especialista em Mudanças Climáticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ? INPE, ex-Secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente ? MMA.

?Energia e Sustentabilidade?
Nelton Miguel Friedrich: Diretor da Coordenação de Meio Ambiente da Itaipu Binacional.

?Um Negócio Sustentável de Sucesso?
Thai Goóc: Diretor da Goóc, projeto de sustentável com insumos de pneus reciclados.

?Construções Sustentáveis: Projeto e Questões Socioambientais?
Carlos Roberto Carvalho Fujita: Membro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC, Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC.

?Créditos de Carbono e Projetos de MDL: Pequena e Grande Escala?

?Reconheça o seu Patrimônio Ambiental e Demonstre Sustentabilidade?
Roulien Paiva Vieira: Analista Ambiental da MAR Assessoria Ambiental e Operador de Esquemas de Negociações Ambientais ? ETS.
?Agroenergia: Agricultura Sustentável e Biocombustíveis?
Ariovaldo Luchiari Júnior: Chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Meio Ambiente.

?Água: Projetos Sustentáveis e Créditos para Agricultura?
Devanir Garcia dos Santos: Gerente da Superintendência de Conservação de Água e Solo da Agência Nacional de Águas ? ANA.

?Transporte e Mudanças Climáticas?
Laura Valente de Macedo: Diretora do Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais – ICLEI / Governos Locais pela Sustentabilidade.
?Case de Sucesso de Projeto Sustentável e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL?
Aguardando palestrante indicado pelo Conselho Executivo da UNFCCC.

Curso:

?Compreenda as Ações Socioambientais que possam levar sua Instituição/empresa à uma imagem de sustentabilidade e enquadrar-se no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, Créditos de Carbono do Protocolo de Kyoto.?
Roulien Paiva Vieira ? Analista Ambiental, Operador de ETS e ITL, e Diretor Técnico da MAR Assessoria Ambiental e Internacional.

Artigos/Projetos:

O evento também oportunizará que os seus participantes inscrevam artigos/projetos de cunho cientifico.

Amostras:

Produtos ligados principalmente a área sócio-ambiental, como: lazer, equipamentos, serviços e investimentos; e

Arte e da cultura da região.
Fonte: Imnprensa Fetrancesc/Imprensa Evento Brasileiro de Créditos Ambientais

Compartilhe este post