Florianópolis, 30.3.05 – Pelo menos cinco grupos nacionais e estrangeiros já manifestaram interesse em investir nas rodovias catarinenses em parceria com o governo estadual através do programa SC-Transportes, da Fetrancesc (Federação das Transportadoras de Cargas do Estado).
A informação é do diretor-executivo da entidade, Pedro Lopes, que ontem pela manhã participou da posse da diretoria da SC Parcerias, empresa de capital fechado criada pela Assembléia Legislativa em fevereiro com objetivo de captar recursos e coordenar grandes investimentos em conjunto com a iniciativa privada. O que pode ser uma alternativa à incapacidade do poder público (estadual e federal) de investir em obras de infra-estrutura, aliviando assim os principais gargalos que comprometem o desenvolvimento de Santa Catarina, esbarra porém em uma questão polÃtica: a transferência, da União para o Estado, de pelo menos três rodovias federais, as BRs-470, 280 e 282.
– O que mais nós temos é interessados (em investir nas rodovias), o que está faltando é vontade polÃtica para solução, e isso é preciso que se tenha – cobrou Lopes.
O governador Luiz Henrique já encaminhou correspondência ao ministro dos Transportes solicitando o comando das estradas federais, mas até agora não recebeu resposta de Alfredo Nascimento. Para o presidente do Badesc e conselheiro Renato Vianna, que também participou da solenidade de posse do empresário VinÃcius Lummertz Silva na presidência da SC Parcerias, a empresa recém-criada “vai eliminar de vez os gargalos do desenvolvimento”, pois vai direcionar investimentos para rodovias, portos e aeroportos, entre outros setores.
Assim como as parcerias público-privadas (PPPs) na esfera federal, a SC Parcerias é o reconhecimento da incapacidade do Estado em aplicar recursos em obras fundamentais para o desenvolvimento. Uma fatura que mais uma vez vai pesar no bolso do contribuinte, que vai pagar, através de novos impostos, como pedágios, por exemplo.
Os caminhos do investimento
– BR-470
Principal via de escoamento do meio-oeste até o porto de ItajaÃ. Estrada em pista simples com acostamento ruim, intenso movimento de veÃculos lentos, muitos remendos e buracos na pista
– BR-282
Estrada que liga Florianópolis a São Miguel do Oeste. Em pista simples, somente duplicada nos primeiros 55 quilômetro, a partir de Florianópolis, possui acostamento ruim, intenso movimento de veÃculos lentos e curvas perigosas
– BR-280
Corta municÃpios como São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Joinville, no Norte. É principal ligação até o porto de São Francisco do Sul. Estrada em pista simples com acostamento ruim, intenso movimento de veÃculos lentos (caminhões transportando toras e contêineres), muitos entroncamentos e presença de pedestres e ciclistas. Fonte: DC