Criciúma, 11.12.08 – O perÃodo de chuvas que se prolongou no Estado por mais de três meses determinou um atraso no cronograma de obras da duplicação do trecho Sul da BR-101.
O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) planejava concluir cerca de 70% de pistas duplicadas até o fim de ano, mas agora esse Ãndice deve ficar abaixo dos 60%. No começo do ano, a previsão era de que praticamente todo o trecho estivesse duplicado, com exceção de três obras especiais.
De acordo com o diretor do DNIT em Tubarão, Avani Aguiar de Sá, as chuvas ou apenas os terrenos encharcados, mesmo em dias de sol, impediram as empreiteiras de ter um ritmo de trabalho mais intenso nos canteiros de obras. Inconvenientes no fornecimento de materiais como cimento e ferro também refletiram de maneira negativa no cronograma da duplicação. A nova meta é concluir a duplicação nas pistas ainda no primeiro semestre de 2009.
– Foi um perÃodo de muita chuva em que não havia como trabalhar, e algumas empresas tiveram de fazer programação diferenciada por conta da falta de materiais – explicou Sá.
O problema mais grave continua no Lote 29, entre Sombrio e Araranguá, onde a duplicação começou atrasada em razão de problemas na definição da empreiteira responsável pela obra nesse trecho. De acordo com Sá, a ponte na localidade de Cabeçudas e os túneis no Morro dos Cavalos em Palhoça e Morro do Formigão em Tubarão devem ficar prontos em 2010.
A situação da BR-101 continua complicada no Morro dos Cavalos, em Palhoça, onde operários fazem o recapeamento da pista. A obra ocorre entre o kms 222 e 235, onde caiu uma barreira no dia 23 de novembro. Nos horários de pico, há formação de mais de 10 quilômetros de filas. Mais ao Sul, os motoristas deverão encontrar uma situação mais cômoda até o dia 20, quando o DNIT pretende abrir 40 quilômetros de pista duplicada entre Içara e Jaguaruna.
Lentidão em Araranguá
As obras de recapeamento no perÃmetro urbano do trevo de acesso da BR-101 ao municÃpio de Araranguá, no Sul do Estado, têm causado transtornos aos motoristas. Os trabalhos foram iniciados há poucos dias e devem seguir pela próxima semana.
Ontem, foram formadas filas nos dois sentidos da rodovia com até oito quilômetros. Por enquanto, o DNIT ainda faz a substituição da camada asfáltica. Nos próximos dias será dado inÃcio à marcação da sinalização na pista. Conforme se realizam as obras, o tráfego é liberado a cada 15 minutos em cada pista.
O serviço começa à s 8h e se estende até as 18h, conforme as condições do clima. A PolÃcia Rodoviária Federal (PRF) de Araranguá permanece no local para orientar os motoristas que precisam tanto acessar a BR-101 quanto as vias laterais para chegar a municÃpios vizinhos.
Fonte: Diário Catarinense