Florianópolis, 06.01.03 – Os números divulgados pelo Diário Catarinense, edição de domingo, 04.01.04, mostra que no trecho Sul da BR-101, o trânsito matou mais pessoas do que o ano passado. Foram 121 fatais até outubro contra 118 em todo 2002.
Os dados ainda são parciais, pois faltam ainda as informações de novembro e dezembro de 2003 que não estão fechados, segundo a assessoria de comunicação da PolÃcia Rodoviária federal. Enquanto isso, o inÃcio da duplicação daquele trecho da rodovia continua indefinido. Até agora, apenas promessas que a obra é prioridade. Confira abaixo os números gerais e a situação da BR-101, trecho Sul.
Saiba mais
2001
Acidentes 1.719
Feridos 1.366
Mortos 114
2002
Acidentes 1.776
Feridos 1.225
Mortos 118
2003
Acidentes 1.479 (*)
Feridos 1.237
Mortos 121
(*) Até 31 de outubro
75% eram homens
42% eram os motoristas
37% eram passageiros
17% eram pedestres
4% eram ciclistas
58% das vÃtimas tinham até 34 anos de idade
19% morreram em choque frontal
36% morreram cruzando a 101
59% dos acidentes foram à noite
58% dos acidentes aconteceram de sexta-feira a domingo
44% das vÃtimas tinham bebido
63% das vÃtimas moravam a 50 quilômetros do local do acidente
Relembre algumas promessas
“Essa obra é prioridade para o governo” Anderson Adauto, Ministro dos Transportes, fevereiro de 2003
“O processo está em fase final. Tenho certeza que a obra começa neste ano” – Carlos Alberto La Selva, gerente do Corredor do Mercosul, do Ministério dos Transportes, fevereiro de 200
“A duplicação deve começar em outubro” – Carlos Alberto La Selva, março de 2002
“A duplicação deve ser iniciada ainda no começo do segundo semestre” – Paulo Sérgio de Oliveira Passos, ministro interino dos Transportes, janeiro de 2002
“Posso garantir que até o final deste ano a obra estará concluÃda, desde São Paulo até Osório, no Rio Grande do Sul” – Fernando Henrique Cardoso, presidente da República, abril de 2000
“Até meados do ano 2000 será duplicada” – Eliseu Padilha, Ministro dos Transportes, fevereiro de 1998
“Todas as duplicações previstas para a BR-101 estarão concluÃdas em junho do ano 2000” – Eliseu Padilha, em junho de 1997
Fique por dentro
Extensão
Em Santa Catarina: 242 quilômetros entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul: 106 quilômetros entre Torres (na divisa com SC) e Osório
A obra
Duplicação da pista, vias marginais, viadutos, passagens inferiores, passarelas, retornos, acessos e iluminação. São 10 etapas ao todo
Cronograma
Não há previsão concreta para o inÃcio. O tempo calculado para execução da obra é de quatro a sete anos, depois de iniciada. O governo diz que começa a obra neste semestre
US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 3,1 bilhões). O Ministério dos Transportes quer reduzir esse custo para R$ 1,9 bilhão cortando obras nas laterais, por exemplo, o que julga importante para acelerar o processo
O que falta
O Ministério dos Transportes precisa selecionar a empresa que fará a obra. Existem 62 candidatas. E o Banco Interamericano de Desenvolvimento diz que vai liberar financiamento para 60% do custo, mas o contrato não está fechado. A contrapartida do governo (40%) também não está garantida no Orçamento da União, o que pode impossibilitar o inÃcio dos trabalhos. Fonte Diário Catarinense e Imprensa Fetrancesc.