Florianópolis, 30.12.08 – Após vários adiamentos em dois anos e meio, entra em vigor nesta sexta-feira a conta-salário em que o trabalhador poderá escolher o banco de sua preferência para receber o salário. Para usufruir dessa liberdade, ele deverá comunicar a sua intenção, por escrito, ao atual banco que paga o seu vencimento, informando o número da conta e da agência da sua nova conta-salário.
Vale observar que esta conta é limitada, conforme definiu o Banco Central. O trabalhador não terá custo com a mesma, mas terá apenas um cartão magnético e direito a cinco saques eletrônicos e dois extratos. Se quiser talão de cheques e outros serviços, é melhor optar por uma conta comum, que requer o pagamento de tarifas.
Esta iniciativa visa a ampliar a competição entre os bancos, que ocorrerá, basicamente, nos preços das tarifas. Isto porque as taxas de juros são menos flexÃveis e dependem de uma série de variáveis do mercado.
O fato é que mobilizar os clientes de bancos para ampliar a competição é difÃcil porque as pessoas, pelo menos no Brasil, não gostam de mudar de instituição o tempo todo, o que requer muitos procedimentos. As pessoas avaliarão muitas vantagens, e uma delas é a facilidade de acesso ao serviço. Os trabalhadores do setor público terão essa liberdade para a sua conta-salário somente em 2012.
Compartilhe este post