Florianópolis, 10.02.04 – Primeiro Estado do paÃs a enviar o Plano Territorial de Qualificação (Planteq) ao Ministério do Trabalho, Santa Catarina aguarda para março a liberação de verba para treinamento e qualificação de 25 mil catarinenses nas áreas de agricultura, indústria, comércio e serviços.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Trabalho e Emprego (Cete), João Alfredo Brodt, a expectativa é que o Ministério aprove na Ãntegra o plano dos catarinenses. Porém, ele ainda não sabe quanto, em recursos financeiros, deve ser destinado ao Estado. Brodt adiantou que, em fevereiro, o Cete deve iniciar as inscrições de instituições de ensino que possam executar os programas de qualificação. Mas só podem participar aquelas sem fins lucrativos.
O Planteq é o programa reformulado do atual governo federal de qualificação profissional promovido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que visa reduzir a desigualdade e promover a inclusão social. Os cursos previstos no Planteq terão duração de 200 horas. Fonte: Simone Kafruni/Coluna Estela Benetti/DC