Criciúma, 03.03.04 – A marcha em favor da duplicaçãod a BR-101, trecho Sul, que deve começar em 10 de março em Osório (RS), deverá ter protesto das comunidades em cada muncÃpio cortado pela rodovia, com a paralisação do tráfego. E neses atos, será entregue a bandeira do municÃpio à comissão que promove o protesto. Essa foi uma das sugestões feitas ontem, na reunião realziada na RBS TV de CricÃuma. O diretor financeiro da Fetrancesc, Algemiro Manique Barreto Filho participou do evento.
Segundo ele, no final da marcha, que deve ocorrer no inÃcio de abril, em Palhoça, todas as bandeiras serão levadas à BrasÃlia e entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Barreto filho sugeriu na reunião que o protesto também fosse feito em BrasÃlia, já que é lá que está todo o processo de duplicação. Sem contar que agora o governo não vai se sentir pressionar, ja que prometeu iniciar a obra em agosto. Fonte: Imprensa Fetrancesc
Indenização para vÃtimas da BR-101
CRISTIANO RIGO DALCIN/ CRICIÚMA
As famÃlias das vÃtimas e de sobreviventes de acidentes no trecho não-duplicado da BR-101 deverão ser contatadas para ajuizarem ação de indenização contra a União com o objetivo de pressão para o inÃcio das obras da duplicação da rodovia. Esta foi uma das medidas debatidas por lideranças do Sul do Estado em encontro, promivido pela RBS, ontem, em Criciúma.
De acordo com o procurador da República e autor de ação civil pública que solicita a indenização das vÃtimas pela União por crime de responsabilidade, Celso Três, essa é a forma mais eficaz que o Poder JurÃdico pode oferecer para pressionar o governo federal a realizar a obra.
O deputado estadual Manoel Mota se comprometeu a destacar um assessor de seu gabinete para fazer os contatos com os familiares das vÃtimas.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Henrique Vargas, sugeriu a realização de um evento sobre o tema Duplicação que tivesse a participação maciça dos deputados e senadores catarinenses e gaúchos. “Para que eles assumam um compromisso e assim possamos cobrar”, explicou.
O chefe de redação da RBS TV/TVCOM em Santa Catarina, Eurico Meira, que coordenou o encontro, destacou o objetivo da reunião, que envolveu lideranças de Tubarão, Araranguá, Criciúma e Osório (RS).
“Vocês precisam nos municiar a respeito do que pode ser feito para evitar a repetições de abordagens que acabam perdendo força porque se tornam comuns”, enfatizou.
O editor-executivo do Diário Catarinense, Ildo Silva, salientou que a imprensa tem papel fundamental nesse processo de pressão ao divulgar o ingresso na Justiça das ações de indenização que forem promovidas pelas famÃlias das vÃtimas e de sobreviventes de acidentes na BR-101. Fonte: DC