Lages, 20.7.04 ? O transportador quer uma solução rápida para a proibição do tráfego de bitrens carregados nas rodovias estaduais catarinenses e o fim das AETs (Autorizações Especiais de Tráfego). Essa manifestação foi feita pelos empresários durante reunião Regional do Conselho de Representantes da Fetrancesc, na sexta-feira, 9 de julho, em Lages, ao diretor de Operações do Deinfra, (Diretoria Estadual de Infra-estrutura) Luiz Antônio Goulart.
Ele explicou que houve um grande avanço desde que a Fetrancesc iniciou um trabalho junto ao Deinfra, inclusive com a criação de uma comissão da Federação que atua em parceria com os técnicos do órgão. Segundo ele, já foram liberados vários trechos para o equipamento carregado e é possÃvel trafegar em toda a malha estadual com o bitrem vazio.
Para alguns transportadores, em certos trechos não têm sentido a proibição. O coordenador de Contas da Binotto, Rafael Valcanaia, afirmou que para o transportador, essas restrições, tanto ao bitrem quanto à s AETs, representam atraso nas entregas de mercadorias e perda de dinheiro. Ele reclama que muitas vezes, com a AET vencida, o veÃculo não pode seguir viagem, especialmente quando ocorre nos finais de semana. Valcanaia também solicitou a liberação para o bitrem de 74 toneladas com nove eixos ao representante do Deinfra.
Goulart explicou que o principal problema são as pontes, já que foram construÃdas para suportar um peso muito inferior ao do bitrem. E por isso, antes de liberar a passagem nesses trechos, é preciso fazer uma avaliação da sua capacidade e dos ajustes que devem ser feitos para permitir esse tipo de trânsito. O Deinfra já havia anunciado que vai contratar uma empresa para avaliar as condições dessas obras de arte. Mas a licitação só deverá ocorrer no fim deste ano. Goulart disse que o Deinfra está analisando vários trechos e que está aberto para responder a todas as consultas e pedidos, que podem ser encaminhados via sindicatos ou pela própria Fetrancesc.
AVALIAÇÃO – Na opinião da sócia da Irmãos Pavan de Concórdia, Luciane Pavan, disse que essas reuniões da Fetrancesc são importantes, pois debate sobre temas como bitrem e o pedágio devem contar com a opinião e as sugestões do transportador. Mas, segundo ela, a concessão de rodovias e a cobrança de pedágio ainda merecem muita discussão, pois representa mais custo para o setor de transporte, um dos que pagam a mais alta carga tributária do paÃs. E segundo ela, no caso do Bitrem, a expectativa é pelo fim das AETs e pela liberação do tráfego. A próxima reunião do Conselho de Representantes vai ocorrer em Florianópolis. Fonte: Imprensa Fetrancesc.
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