BrasÃlia, 20.7.07 – O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou na semana passada a resolução 272, que permite a utilização de navegadores que emitam imagens com resolução maior e a possibilidade de instalá-los de forma permanente no painel. Até então, a legislação vigente, a resolução 190, autorizava apenas o uso de sÃmbolos como imagem, além da utilização de sons.
Na visão do gerente de vendas da Magneti Marelli, Ricardo Rocha, o brasileiro sairá ganhando, já que os sistemas que existem em outros locais, como Europa e EUA, são mais completos e poderão chegar logo. “A tecnologia já existe lá e os carros, pelo menos os importados, são 100% compatÃveis. Até agora não trouxemos porque o investimento para piorar a imagem seria muito alto.”
A instalação permanente também permite outras funções para os navegadores. “O motorista vai poder, inclusive, retirar o chip do celular e colocar no navegador e usar como viva-voz”, explica Rocha.
Já para o diretor de vendas da NaviSystem, Ricardo Monteiro, o Contran proibia esses dispositivos por temer que o motorista se distraÃsse. “Se isso fosse verdade, paÃses da Europa e EUA não permitiriam o uso .”
Monteiro comemora a decisão, mas enfatiza que ainda há um limitador para popularizar os novos equipamentos no Brasil: “A grande maioria é importada e a carga tributária chega a encarecer em 80% o valor.”
A resolução 272 mantém a proibição aos dispositivos de entretenimento, como DVDs, instalados na frente.
Fonte: O Estado de S.Paulo
Compartilhe este post