São Paulo, 10.6.08 – O balanço das cinco primeiras semanas de inspeção dos veÃculos a diesel de São Paulo não é muito animador. Apenas 20% dos veÃculos esperados em maio compareceram ao exame. E dos poucos que foram, quase metade não foi aprovada. Por causa disso, nas próximas semanas, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente intensificará a divulgação, enviando comunicados aos motoristas.
Até sexta-feira, 738 veÃculos passaram pelo teste, enquanto a Prefeitura esperava 2,7 mil. Os outros 13 mil veÃculos com final de placa 1 devem fazer a avaliação até o fim de julho. Para cumprir o prazo, 342 caminhões teriam de ser inspecionados por dia. “É aquela velha questão cultural: brasileiro deixa tudo para última hora”, disse o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge Sobrinho.
Entre os caminhões que fizeram a inspeção, 45,66% (ou 337) tiveram problemas e precisaram repetir o teste em até 30 dias. Desse total, 22% foram rejeitados antes mesmo de serem submetidos ao teste de opacidade da fumaça.
“Metade da rejeição é decorrente do mau funcionamento do motor”, explicou Volf Steinbaum, coordenador da medida na secretaria. Segundo ele, isso é visivelmente percebido pela cor da fumaça do escapamento. A preta denuncia a queima incompleta do material particulado e a azul, o funcionamento irregular do motor. O “retorno” é gratuito, assim como a primeira inspeção, mas se o motorista não corrigir os problemas terá de pagar taxa de R$ 52,73.
Considerando apenas os dados da última semana de maio e da primeira de junho, houve queda de 10% na reprovação dos veÃculos: de 49% para 39%. Steinbaum ainda considera o número elevado. A redução, segundo ele, pode ser explicada por dois fatores: o aumento da amostra e a iniciativa de alguns motoristas de fazer uma revisão do veÃculo antes do teste.
Segundo Eduardo Jorge, um carro “regulado” gera economia de R$ 200 por ano ao proprietário, além de reduzir a emissão de poluentes. “A poluição gerada pelo carros desregulados reduz em um ano e meio o tempo de vida da população.”
O calendário de inspeção obedece a data de licenciamento, de acordo com o último algarismo da placa. A avaliação visual e eletrônica dura menos de 10 minutos. O centro de inspeção veicular fica na Avenida Engenheiro Billings, 2.100, Jaguaré, zona oeste.
Fonte: O Estado de S.Paulo