Via Expressa até o Porto de Itajaí

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Via Expressa até o Porto de Itajaí

Itajaí, 8.5.06 – Cinco quilômetros de linha reta e um elevado sobre o Rio Itajaí-Mirim são a principal promessa pública para desafogar o fluxo de caminhões do Centro de Itajaí. Orçada em quase R$ 21 milhões, a construção da Via Expressa Portuária deve ser iniciada esta semana. A ordem de serviço para a primeira etapa da obra foi assinada pelo prefeito Volnei Morastoni semana passada. A previsão é que seja concluída em junho de 2007.
A via, destinada principalmente para caminhões de contêineres, irá ligar a BR-101 ao Porto de Itajaí. A primeira etapa da obra contempla a construção do trevo de acesso da BR-101, o segundo trecho da Rua Francisco Reis, a alça de retorno da Rua Adão Wandal, a via expressa e o elevado sobre a foz do Rio Itajaí-Mirim até a fábrica de papel.
?A relação porto-cidade exige um ordenamento no trânsito. A via expressa será determinante para disciplinar o fluxo de caminhões?, explica o diretor do Departamento de Transportes da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, engenheiro Alexandre Gevaerd.
Dos R$ 21 milhões orçados para a primeira etapa da obra, R$ 16 milhões são recursos da União e o restante, contrapartida do município. A obra também vai absorver investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões destinados às desapropriações de 140 imóveis. Pelo menos 40 não têm escritura, apenas documento de compra e venda ou estão em áreas de invasão.
Segundo Gevaerd, cada um dos proprietários dos imóveis está sendo informado sobre a obra e o processo de desapropriação. A segunda etapa da obra, a partir do elevado, tem previsão para se iniciar em maio de 2007 e envolve a conexão na Rua Curt Hering até o Porto de Itajaí.

O que será feito

O primeiro trecho, de 1,8 quilômetro, começará na BR-101, sobre o canal do Rio Itajaí-Mirim, e seguirá a margem do canal até a Ponte Vilson Kleinübing, na Rua Gustavo Bernedt. Será pista simples, com fluxo de caminhões nos dois sentidos, separados por divisor de concreto O segundo trecho, com 800 metros de extensão, seguirá na margem entre a Ponte Vilson Kleinübing e a Ponte Tancredo Neves. Terá quatro pistas, duas no sentido duplo para caminhões e duas em sentido duplo para o fluxo local, com ciclovia e passeio. Com extensão de um quilômetro, o terceiro trecho continuará na margem do canal, entre a Ponte Tancredo Neves e a Avenida Reinaldo Schmithausen, em pista simples com separação em concreto e fluxo de caminhões nos dois sentidos. O quarto e último trecho desta etapa, com 330 metros de extensão, partirá da Avenida Reinaldo Schmithausen através de viaduto que se iniciará 150 metros antes da avenida e passará sobre a foz Rio Itajaí Mirim em pista dupla até atingir a Rua Curt Hering. O trecho final, que faz parte da segunda etapa do projeto, terá 2,25 quilômetros e será construído a partir de vias já utilizadas para acesso ao porto. Terá faixas preferenciais para os caminhões alcançarem os gates do porto. A Rua Blumenau também será alargada com a utilização da Rua Leodegário Pedro da Silva, em sistema binário, até a chegada ao porto.

Primeira etapa

Extensão: 5,25 quilômetros. Custo: R$ 25 milhões (incluindo as desapropriações). O que inclui: trevo de acesso da BR-101, continuação da Rua Francisco Reis, alça de retorno da Rua Adão Wandal, via expressa e elevado sobre a foz do Rio Itajaí-Mirim. Término: previsto para junho de 2007.

Fonte: Diário Catarinense

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