Itapema, 13.8.04 – Os postos de pesagem de Santa Catarina fiscalizam hoje cerca de 180 mil caminhões que trafegam mensalmente pela BR-101. Localizados em Itapema, no litoral Norte, e em Garuva, Norte do Estado, os dois são fundamentais na conservação da rodovia. Durante todo o dia de ontem, o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT) e a PolÃcia Rodoviária Federal (PRF) realizaram comando conjunto para fiscalizar peso e cargas de caminhões na balança de Itapema. As atividades terão continuidade nesta sexta-feira.
De acordo com o coordenador do DNIT/SC, João José dos Santos, que esteve acompanhando os trabalhos no municÃpio, o excesso de carga faz com que muitos caminhoneiros fujam das blitzes. Ele considera a atuação conjunta com a PRF de grande importância. “Trabalhando junto com a PolÃcia Rodoviária Federal podemos fazer com que a fiscalização seja mais eficiente”, garante Santos.
Para se ter uma idéia do descaso dos caminhoneiros em relação aos postos de pesagem, somente entre 6 e 9 horas da manhã de ontem, momento em que a PRF ainda não auxiliava os trabalhos, foram registradas mais de 20 fugas. “A idéia é fazer com que os policiais passem a ajudar o DNIT na fiscalização dos caminhões aleatoriamente, pelo menos uma ou duas horas por dia”, explica o coordenador do DNIT. O trabalho em conjunto com a PRF se justifica, uma vez que apenas os policiais rodoviários podem multar veÃculos que tentam escapar da pesagem.
Ao passar pelos postos de pesagem, os caminhões atravessam primeiramente uma balança seletiva, responsável pela liberação dos veÃculos que estão com o peso normal e de mais uma triagem para os que podem estar acima do peso permitido. Estes últimos terão que passar por mais uma balança, a de precisão, que comprovará ou não o excesso de carga. Até o inÃcio da tarde de ontem, 16 caminhões haviam sido notificados por ultrapassar o peso bruto total e 87 por excesso no peso permitido para o eixo do veÃculo.
Segundo o administrador do posto de Itapema, Raimundo José PatrÃcio, cada modelo de caminhão tem uma classificação e precisa obedecer determinada pesagem. Ele revela, porém, que as multas são apenas para os veÃculos com excesso no peso bruto. “Só podem ser multados os caminhões com excesso no peso bruto total. Os que têm excesso de peso no eixo são orientados a distribuir melhor suas cargas para seguir viagem”, revela PatrÃcio. Dados do DNIT apontam que o excesso de peso nos veÃculos reduz a vida útil das estradas em até 80%. Fonte: AN
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