Fetrancesc reage contra Rodovia da Vida que quer controlar o tráfego de caminhões para reduzir acidentes

  1. Início
  2. Notícias
  3. Fetrancesc reage contra Rodovia da Vida que quer controlar o tráfego de caminhões para reduzir acidentes

Fetrancesc reage contra Rodovia da Vida que quer controlar o tráfego de caminhões para reduzir acidentes

Florianópolis, 9.11.04 – Na terceira reunião do Fórum Estadual de Rodovias, que prepara a ações para a BR-101, trecho sul, para o verão 2004/2005, teve a apresentação do projeto Rodovia da Vida, elaborado por representantes de oito entidades com a finalidade de reduzir acidentes e as mortes nessa estrada. A principal ação desse programa seria contra os tráfego de caminhões. Entre as mudanças, estabelecer velocidade de 60 quilômetros por hora para veículos pesados e 80 para os demais. Propõe ainda, a distância entre os caminhões deve passar dos atuais 30 para 60 metros, proibe esses veículos de fazer ultrapassagens. Além disso, a frota de pesados deve circular na estrada ao longo das 24 horas e não nos horários de pico e criar bolsões de estacionamentos para esses veículos. O grupo também sugeriu melhorar a sinalidação vertical e horizontal, colocar tachões nos trevos de área urbana e fechar os acessos clandestinos ao longo da rodovia.
O diretor-executivo da Fetrancesc, Pedro Lopes, reagiu contra a proposta que atribui aos caminhões a responsabilidade total pelos acidentes e mortes na 101. “Quer se passar a idéia à sociedade que só os caminhões provocam acidentes e vítimas fatais.” Segundo ele, medidas na estrada devem valer para todos. lembrou ainda que no ano passado, foram treinados 33 mil motoristas de veículos pesados. E alertou para as ocorrências provocadas pelos motoristas de fim de semana. Lopes disse que reduzir a velocidade para 60 quilômetros por hora representará para o setor um prejuízo de 11 milhões de reais por ano. Sem contar as perdas que um veículo tem hoje de 4 dólares por hora parada, já que para fazer o trecho não-duplicado são necessária 4 horas quando antes se fazia o mesmo percurso em 2h30min.
Ele aproveitou a presença dos representantes dessas entidades, OAB, Fiesc, Associação Amigos de Florianópolis e Criciúma, para lembrar que deveria haver um movimento para tratar do roubo de veículos e receptação de cargas roubadas, cada vez mais comum no Estado e no país. O diretor-executivo da Fetrancesc falou sobre o projeto SC-Rodovias que deve estar concluído em 30 dias é que será um marco no melhoria e ampliação da malha rodoviária catarinense.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Carlos Wolff, disse que a solução urgente para reduzir acidentes passa é por educação desde as crianças nas salas de aula até os atuais motoristas. Ele aproveitou para apresentar um relatório de acidentes, de janeiro a agosto deste ano só da BR-101. Wolff disse que dos 1.564 acidentes ocorridos no perído, 1.383 deles tiveram o envolvimento de automóveis e 705 de caminhões. Falta de atenção é disparado a principal causa, sendo responsável por 747 das cocorrências. (Veja dados abaixo)
O coordenador do DNIT, João José dos Santos, afirmou aos representantes das entidades que a sinalização da rodovia será reforçada ainda neste ano e haverá uma análise para a colocação dos tachões. Quanto às demais medidas do Rodovia da Vida, dependem de análise técnica e jurídica. Mas o Fórum vai avaliar cada uma delas e apresentar um relatório no próximo encontro, dia 6 de dezembro.
Para a próxima temporada, serão mantidas as ações desenvolvidas no verão passado, com alguns ajustes e obras em trevos e acessos às praias da região, bem como aumento da fiscalização nas entradas e saídas da rodovia. Fonte: Imprensa Fetrancesc

As sugestões do Projeto Rodovias da Vida
Estabelecer velocidade máxima de 80 quilômetros por hora para veículos pequenos e 60 km/h para caminhões
Aumentar a distância entre veículos – dos atuais 30 metros para o dobro, 60 metros
Proibir veículos pesados de ultrapassar
Melhorar as sinalizações horizontal e vertical
Para evitar ultrapassagens, instalação de tachões nos trechos onde corta o perímetro urbano
Fechar todas os acessos clandestinos à BR
Controlar o tráfego de caminhões, restringindo a presença dos veículos principalmente nos fins de semana
Criação de bolsões de estacionamento para os caminhões
Fonte: Associação dos Amigos de Florianópolis e região de Criciúma

Números de 2004, até 31 de agosto
Trecho não-duplicado

Acidentes 1.564
Feridos leves 850
Feridos graves 231
Mortos 102

Clima
Tempo bom 1.279 acidentes
Chuva 268
Neblina 17

Tipo de trecho da rodovia
Pista reta 1.159 acidentes
Curva 146
Cruzamentos 259

Veículos envolvidos
Automóveis 1.383
Caminhões 851
Motocicletas 318
Caminhonetes 210
Bicicletas 46
Ônibus 43
Outros 89

Causa dos acidentes
Falta de atenção 747
Velocidade incompatível 73
Defeito mecânico 54
Desobedecer sinalização 57
Ultrapassagem indevida 114
Defeito na rodovia 18
Causa desconhecida 207
Outras causas 294
Trecho duplicado

Trecho duplicado
Acidentes 2.292
Feridos leves 884
Feridos graves 248
Mortos 53

Clima
Tempo bom 1.767 acidentes
Chuva 515
Neblina 10

Tipo de trecho da rodovia
Pista reta 1.653 acidentes
Curva 440
Cruzamentos 199

Veículos envolvidos
Automóveis 2.262
Caminhões 705
Motocicletas 386
Caminhonetes 317
Bicicletas 114
Ônibus 87
Outros 140

Causa dos acidentes
Falta de atenção 1.110
Velocidade incompatível 171
Defeito mecânico 64
Desobedecer sinalização 63
Ultrapassagem indevida 38
Defeito na rodovia 15
Causa desconhecida 350
Outras causas 481

Fonte: Departamento de Polícia Rodoviária Federal

Compartilhe este post