Brasil atinge 3 milhões de caminhões

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Brasil atinge 3 milhões de caminhões

São Paulo, 13.6.07 – A indústria brasileira chegou em maio à marca de 3 milhões de caminhões produzidos desde o ano de 1957. O setor levou 21 anos, de 1951 a 1978, para chegar ao primeiro milhão de produção. O segundo milhão de caminhões veio em 1994, após 16 anos e a marca do terceiro milionésimo foi atingido em menos de 13 anos. As diferenças são evidentes. De algum tempo para cá houve um sensível fortalecimento dos caminhões semipesados e pesados em contraponto com o cenário até os anos 80 quando a predominância era de caminhões leves e médios. Oito marcas responderam por cerca de 95% do total. Os 5% restantes pertencem a marcas que descontinuaram a produção de caminhões. A dianteira está com a Mercedes-Benz, com mais de um terço do total. A segunda colocada é a Ford. O terceiro lugar no ranking brasileiro de caminhões cabe à General Motors, embora a marca tenha desativado esse segmento desde 2002. A GM ficou 45 anos em caminhões no Brasil, tempo em que produziu 363 mil veículos – ou 12% do total. O Brasil no ranking mundial da Oica, a organização internacional que reúne as montadoras, é o sexto maior fabricante de caminhões. Não é por acaso que Mercedes-Benz, Scania e Volvo têm no Brasil um de seus maiores negócios em termos de mundo. A Scania, que no próximo 2 de julho completa 50 anos de Brasil, invariavelmente tem o País entre as primeiras posições de seu ranking . Em 2007 a produção brasileira da marca sueca será de 23 mil unidades – 65% destinados à exportação. A Volvo tem em Curitiba seu terceiro maior pólo produtor mundial. A história dos caminhões produzidos no País pode ser dividida resumidamente em três fases. A era pioneira, na década de 50, quando surgiram as montadoras que agora completam meio século de existência. A etapa seguinte, na segunda metade dos anos 70, marcou a entrada da Volvo e Volkswagen – que trouxeram mais competitividade ao setor. A fase mais recente, caracterizada pela reestréia da Iveco – tem como destaque o País, não apenas como importador de projetos, mas incluído entre os participantes do desenvolvimento dos caminhões. Um dos casos interessantes do setor de caminhões é que aqui nasceu o negócio da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A empresa, que começou em 1981 ao comprar a Chrysler, já está entre as maiores marcas de caminhões do País. O ano de 2007 particularmente está efervescente e será o segundo ano em produção, só atrás de 1977 (é de se lembrar que naquele ano, diferentemente de agora, o volume predominante era de caminhões leves de médios). “Temos caminhões vendidos, nos pesados, até fevereiro do próximo ano”, diz Mauro Saddi, diretor da Sadive, revenda Mercedes-Benz, de São Paulo. Fonte: Settrim

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