Joinville, 9.8.07 – O mediador da mesa no painel sobre o “Sistema Tributário Nacional e seu reflexo nas Empresas”,no Congresso da ABTC, jornalista Alexandre Garcia, diz que “se não houver uma reação por parte dos contribuintes a CPMF será “empurrada” em cima de todos. A CPMF é um imposto injusto, o Imposto de Renda é justo”, afirma.
Já o Economista e Consultor da CNT, Raul Velloso, indaga: “a serviço de que objetivos está implantado o complexo sistema de impostos e transferências inter-governamentais em vigor desde 1988, na complexa Federação Brasileira?
Existe uma complexidade no fluxo dos recursos da União para os Estados e MunicÃpios, ou seja, vamos arrecadar o máximo de impostos para fazer maiores gastos correntes. O resultado é que o Brasil resolveu o problema da hiperinflação, melhorou as mazelas sociais, mas tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, um dos sistemas mais distorcidos e mais complexos, e pior, o setor de transportes ficou à mÃngua. Na raiz dos problemas, com o tamanho da carga, não há como resolver os gargalos da infra-estrutura”.
Fonte: Imprensa ABTC
Compartilhe este post