ABCP: o excesso de peso prejudica até mesmo os pavimentos mais resistentes

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ABCP: o excesso de peso prejudica até mesmo os pavimentos mais resistentes

São Paulo, 17.4.06 – O excesso de peso no transporte de carga é prejudicial a qualquer tipo de pavimento, inclusive os que são considerados mais resistentes. Para explicar como são escolhidos os materiais para pavimentação, Ronaldo Vizzoni, gerente nacional de infra-estrutura da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), deu a seguinte entrevista à Agência ABCR.
Em uma entrevista para o Painel Brasil, o Engenheiro Fernando Crosara, Gerente Regional Centro-Oeste da ABCP, afirmou que uma obra de infra-estrutura mal feita pode trazer muito mais custo para a sociedade do que um investimento maior na fase inicial do projeto.

Por que isso acontece?

Um produto, uma ação ou uma escolha mal feita sempre traz prejuízos. O mesmo ocorre com as estradas de rodagem que, quando se encontram em estado ruim ou péssimo, prejudicam diretamente a sociedade. E este é o caso das principais estradas brasileiras, que estão há muito tempo sem qualquer manutenção. Isso causa perda de safras agrícolas e, principalmente, de vidas humanas.

Que tipo de cimento é usado na pavimentação de rodovias, pontes e túneis?

Todos os tipos de cimento vendidos no mercado brasileiro servem para as obras de infra-estrutura de transportes, desde que obedeçam as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É necessário observar determinadas características da obra, para que, tecnicamente, seja escolhido um cimento com as especificações adequadas a fim de obter um melhor desempenho do produto. Essas informações podem ser conseguidas tanto na ABCP (pelo site www.abcp.org.br), no serviço de atendimento ao cliente da Associação 0800-0555776 e, também, diretamente nas indústrias produtoras de cimento.

Como a sobrecarga dos caminhões interfere na duração do pavimento?

O dimensionamento de um pavimento, seja em concreto ou asfalto, usa em geral duas variáveis: a resistência do solo e a quantidade e característica do tráfego. Para veículos comerciais, principalmente caminhões, existe normalização quanto ao número de eixos e às respectivas cargas. Na execução do projeto, faz-se necessária a contagem, pesagem e determinada característica dos veículos. Mas, infelizmente, os responsáveis pela conservação da via se deparam com excesso de carga em praticamente todos os veículos, principalmente nos mais pesados.
Embora, por sua rigidez, o pavimento de concreto resista mais e melhor ao excesso de carga, sua vida útil será comprometida. No caso do pavimento de asfalto, por ser flexível, não há resistência às cargas pesadas e muito menos aos excessos dela, por isso sua vida útil é bastante reduzida.
Atualmente, o cimento usado como pavimento representa quanto % do total produzido para a construção civil?
O Brasil tem aproximadamente 1,7 milhão de quilômetros de estradas, destas aproximadamente 9% são pavimentadas com todas as alternativas possíveis, ou seja, pouco mais de 164 mil quilômetros, restando, portanto, 91% de estradas a ser pavimentadas. Das estradas pavimentadas, apenas 2,5% são em pavimento de concreto, enquanto nos países mais adiantados esse número chega em média a 20%, ou seja, quase 10 vezes mais que no Brasil. A Argentina e o Chile, por exemplo, possuem muito mais vias pavimentadas em concreto que o Brasil. Como se pode observar, ainda é muito insignificante o uso do pavimento de concreto no Brasil, muito embora tenhamos tradição no seu uso, pois fomos um dos primeiros países a construir uma estrada em concreto. O “Caminho do Mar”, executada em concreto em 1926.
Fonte: Agência ABCR

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