Joinville, 9.5.06 – Por causa de atrasos na emissão de licenciamento de veÃculos e suspensão da renovação de carteiras de habilitação, um mutirão será realizado na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Joinville, órgão ligado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Um grupo de profissionais de Florianópolis deve se deslocar para Joinville nos próximos dias.
Os problemas no sistema foram causados por causa da instalação de um software importado do Rio Grande do Norte no Ciretran, no inÃcio de abril. O problema não é só em Joinville. Outras cidades do Estado também passam por dificuldades em função do sistema. Há filas em todas as Ciretrans. Para evitar que o caos persista e resulte em maiores prejuÃzos, o delegado regional de Joinville, Luiz Carlos Hauffe, informou do mutirão. Um novo link também será instalado no atual sistema para agilizar os trabalhos.
Em Joinville, as filas na Ciretran e os atrasos na emissão de documentos estão deixando a população e despachantes irritados. Muitos proprietários de veÃculos já apontam transtornos e prejuÃzos, principalmente aqueles que tiveram o licenciamento do carro vencido no último mês. Alguns despachantes acreditam que mais de 4 mil processos de veÃculos para serem licenciados estejam acumulados na Ciretran da maior cidade do Estados.
O presidente da Associação dos Despachantes de Joinville, Valter Flores, reforça que tem cliente ameaçando processar despachantes, que, na realidade, não têm culpa. “Na verdade, o governo implantou um sistema moderno, que pode até ser funcional. Porém, os equipamentos existentes nas Ciretrans e delegacias, totalmente ultrapassados, não suportaram a demanda e emperraram o sistema em todo o Estado”, disse Flores.
O sistema adquirido pelo Detran de Santa Catarina é o mesmo utilizado no Rio Grande do Norte, onde a frota de veÃculos é de 300 mil. Em Santa Catarina, circulam 2,3 milhões de veÃculos. Só em Joinville, são 199 mil, sendo este um dos problemas apontados pelo delegado regional, Luiz Carlos Hauffe, para o atraso na emissão de documentos. “Joinville tem o maior número de registro de veÃculos e, o que antes levava dez minutos para ficar pronto, agora leva mais de 50 min”, reconhece Hauffe.
O subcomandante do 8º Batalhão da PolÃcia Militar, capitão Hilário Zils, garantiu que os proprietários de veÃculos que enfrentam o problema não serão multados nas blitze diárias. Ele informou que o prazo de 30 dias para regularizar a documentação do veÃculo será ampliado até a Ciretran normalizar os trabalhos. Fonte: A NotÃcia
Compartilhe este post