São Paulo, 28.8.06 – O mercado nacional de fretes agrÃcolas, que tinha a soja como principal referência para formação de preços, agora está atento ao açúcar. “Com a queda dos preços dos grãos nos últimos dois anos, está havendo uma mudança de sinalização de preços no mercado de frete, que hoje se espelha nos negócios de açúcar”, afirma José Vicente Caixeta, especialista em fretes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Com a quebra da produção da soja na safra passada, por conta dos problemas climáticos, o preço dos fretes para os grãos recuou devido à maior oferta de veÃculos disponÃveis. Mesmo com essa queda nos preços, o impacto do frete no valor final do produto aumentou. Em abril deste ano, perÃodo de escoamento da soja, a participação foi de 24,4%. Na comparação com o mesmo perÃodo do ano passado, foi de 19,7%. O preço do frete para soja oscilou entre R$ 95 e R$ 105 a tonelada, de janeiro de 2005 até julho deste ano. No caso do açúcar, a participação média do frete no valor final do produto ficou em 11,5%, com um pico de 15% durante maio, inÃcio da colheita no centro-sul do paÃs. Fora da fase de colheita, o Ãndice atinge uma mÃnima de 7,5%. Essa mudança de papéis, segundo Caixeta, reflete-se, sobretudo, no mercado de fretes rodoviários, principal meio para escoamento de açúcar e soja. Apesar do aumento de participação do escoamento de açúcar por ferrovias, o modal rodoviário é o maior meio de transporte.
Fonte: Valor Econômico
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