Araranguá, 9.10.06 – Há quatro meses paralisadas, as obras de duplicação no lote 29 da BR-101, trecho Sul, não têm data prevista para serem retomadas, segundo o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). O trecho entre os municÃpios de Araranguá e Sombrio é o mais atrasado. Apenas 1% dos trabalhos foi concluÃdo no local. A duplicação está parada desde o inÃcio de junho, quando a DM Construtora comunicou que não iria prosseguir na obra. A expectativa do Dnit é de que, em 15 dias, uma nova em-presa assuma o trabalho.
Prazo
Dnit diz que nova empresa assume trabalhos em 15 dias e não acredita em atrasos para inauguração em 2008
De acordo com o responsável pelo DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos, a expectativa era de que a empresa substituta fosse definida em dois meses, mas problemas burocráticos atrasaram a escolha. “O departamento jurÃdico do DNIT precisou encaminhar a quebra de contrato. Todo este procedimento foi acompanhado de perto pelo Tribunal de Contas da União”, explica.
A escolha da empresa não implicará em nova licitação, já que o Ministério dos Transportes pretende selecionar a substituta por meio da lista de empresas que participaram da primeira tomada de preços. “Estamos analisando a segunda e a terceira colocadas. Antes de anunciar quem irá assumir, precisamos analisar a situação destas empresas e elas também têm de se colocar à disposição para executar a obra”, destaca.
Apesar de admitir o atraso no trecho, o diretor do Dnit em Santa Catarina garante que o problema não vai prejudicar o cronograma final de entrega das obras de duplicação do trecho Sul, previsto para dezembro de 2008. “Não temos obras complexas no lote 29. Praticamente todo o trecho é plano e a empresa que assumir os trabalhos irá colocá-los em ritmo normal em pouco tempo”, diz.
A DM Construtora, que atuava neste trecho, comunicou ao Dnit sua desistência da obra no inÃcio de junho. A empreiteira alegou que estava encontrando dificuldades pra localizar jazidas de saibro e areia, fundamentais para a realização de aterros nos pontos que receberão a nova pista. A tendência é que a Triunfo, segunda colocada na licitação, assuma a obra.
Pista estreita exige atenção
Os patrulheiros da PolÃcia Rodoviária Federal redobraram a atenção e alertam aos motoristas para os riscos de transitar pelos trechos em obras na BR-101, no Sul do Estado.
Entre Araranguá e Içara, existem vários pontos onde há o afunilamento da pista em razão das obras. Entre Sombrio e a divisa com o Rio Grande do Sul, em vários momentos o trânsito precisa ser paralisado, diz o patrulheiro Adalberto, da PRF de Araranguá.
Segundo ele, a expectativa é que, com a conclusão das obras, o número de acidentes envolvendo pedestres e veÃculos reduza. “Acidentes que ocorrem hoje por falta de passarelas e nos cruzamentos perigosos serão extintos. Torcemos para isso.”
Esforço para liberar pontos mais crÃticos
O DNIT trabalha agora para liberar os chamados pontos crÃticos da rodovia, onde até agora as obras não iniciaram. No dia 19 de setembro, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve em Santa Catarina e confirmou o fim dos impasses que envolviam questões indÃgenas e ambientais na Ponte de Cabeçudas, em Laguna, e no Morro do Formigão, em Tubarão.
De acordo com o coordenador do DNIT no Estado, João José dos Santos, no caso de Cabeçudas, em Laguna, ainda é preciso definir qual será o trajeto da pista. A demora na análise do projeto foi necessária para garantir que a atividade pesqueira não seja comprometida. “O certo é que agora esta obra e a no Morro do Formigão, onde será construÃdo um túnel, poderão prosseguir normalmente. Superamos dois gargalos importantes da obra”, destaca.
Santos acrescenta que o Ministério dos Transportes está próximo de resolver o último grande entrave da duplicação do trecho Sul da BR-101. “Nossa estimativa é de que ainda este mês os projetos dos túneis do Morro dos Cavalos, em Paulo Lopes, sejam autorizados.”
Em Içara e Sangão, trabalhos adiantados em viadutos e passarelas
Enquanto as obras de duplicação da BR-101 estão paradas na região de Araranguá, em outros lotes a imagem é outra. Quem trafega entre os municÃpios de Içara e Sangão tem a impressão de que os trabalhos serão concluÃdos antes de dezembro de 2008, data prevista para a inauguração da obra.
O lote 27, que pertence à empresa Queiroz Galvão, é disparado o mais adiantado. A estimativa do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) é que as obras neste local sejam concluÃdas até o final de 2007, destaca o responsável pelo Dnit em SC, João José dos Santos.
Além do trabalho adiantado na preparação da base para a nova pista, o trajeto entre Içara e Sangão também já está com boa parte dos viadutos e passarelas, chamadas de obras especiais, praticamente concluÃdos. Uma das prioridades da empresa é concluir o elevado no trevo de acesso ao bairro Vila Nova, em Içara. O ponto corta a SC-444, que liga Criciúma e Içara ao Balneário Rincão. “É um local onde existe tráfego intenso de veÃculos durante a temporada de verão. Temos o compromisso de concluir a obra até dezembro e evitar problemas para os veranistas”, afirma Santos.
O coordenador do DNIT em SC admite que o inÃcio da construção de pontes está atrasado na maioria dos lotes. O problema, segundo ele, se deve a um pedido feito pelas empreiteiras, que pretendem mudar o tipo de material usado. Para baratear a obra, as construtoras querem substituir as vigas metálicas, previstas no projeto inicial, por vigas pré-moldadas. “Essa solicitação está sob consulta no Tribunal de Contas da União.” Enquanto isso, as empresas estão priorizando outros serviços. Fonte: A NotÃcia