São Francisco do Sul, 22.10.04 – A reativação de uma balsa em São Francisco do Sul e a instalação de uma nova embarcação em Balneário Barra do Sul são as alternativas encontradas pelos órgãos de trânsito de Santa Catarina para tentar diminuir os congestionamentos na BR-280, rumo aos balneários do Norte. Outras medidas são a melhoria do entroncamento de Jaraguá do Sul e o ensaibramento do trecho entre Balneário Barra do Sul e a BR-101.
Os congestionamentos resultaram na queda de 30% na movimentação do comércio no Verão. A balsa entre a Vila da Glória, na área continental de São Francisco do Sul, e o atracadouro de Laranjeiras é reivindicação dos moradores e uma boa alternativa para fugir de parte do trânsito na BR-280.
O sistema foi desativado após o Verão. Desta vez, segundo o diretor do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), Flares José Rosar, a intenção é alugar uma embarcação de janeiro a março. O turista poderia entrar em Joinville, pegar a balsa em Vigoreli e chegar a Laranjeiras.
Em Balneário Barra do Sul, o atracadouro seria no Centro da cidade, em direção à Praia do Ervino, em São Francisco. Quem optar por esse caminho pode evitar a BR-280. Isso porque o Departamento de Infra-estrutura (Deinfra) fará o ensaibramento do acesso entre a 101 e Balneário Barra do Sul. O projeto depende da Fatma para a construção do atracadouro.
Processo de estadualização das rodovias
A estadualização das BRs 280 (de São Francisco do Sul a Canoinhas), 282 (de Florianópolis a ParaÃso) e 470 (de Navegantes a Campos Novos) começa a ser negociada com o Ministério dos Transportes.
Segundo o diretor geral do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra), Romualdo França, o processo ainda está em fase inicial, mas a possibilidade de que isso ocorra logo é grande.
– Há muitas empresas dispostas a investir nessas rodovias e isso seria facilitado.
Uma das obras beneficiadas com a estadualização seria a duplicação da BR-280 no trecho entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul. O anteprojeto da obra, que está nas mãos do DNIT, prevê a abertura parcial do Canal do Linguado e a construção de uma ponte para duplicar as pistas.
O estudo de impacto ambiental da reabertura do canal, aterrado há quase 70 anos, feito por universidades da região e pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), está em fase de conclusão e deve determinar como será feita a obra. Fonte: DC