Associações do Vale querem estadualização da BR-470

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Associações do Vale querem estadualização da BR-470

Blumenau, 15.12.04 – O governador Luiz Henrique da Silveira recebeu, ontem, um documento elaborado por associações comerciais e industriais da região do Vale do Itajaí. Na carta, as entidades de classe pedem que seja criado um organismo estadual que, com a participação de empresas privadas, venha a possibilitar a duplicação da BR-470, antiga reivindicação dos municípios.
A solução inicial passa pela criação da SC-Transportes, empresa com participação do governo do Estado e da iniciativa privada. O presidente da Federação das Empresas de Transporte no Estado de Santa Catarina, Pedro Lopes, diz que o governador está interessado nesta proposta, mas para isto é necessário que a rodovia volte a pertencer ao Estado. “Agora é uma questão política, pois o governo federal já manifestou o interesse em estadualizar algumas rodovias brasileiras, entre elas a BR-470”, informa.
As associações comerciais, além da federação e do Sindicato das Empresas de Transporte do Estado de Santa Catarina, Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, Secretaria de Desenvolvimento e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estiveram reunidos, ontem, na sede da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) discutindo o assunto. Para apressar o processo de duplicação, as entidades também estão se mobilizando no sentido de enviar emendas para o relator do Orçamento da União de 2005 pedindo a inclusão de recursos para a elaboração de projeto e manutenção da rodovia.
A expectativa é de que em janeiro já se tenha uma posição sobre a possibilidade de estadualização da rodovia. O representante da Iguatemi Incorporação, uma das empresas interessadas em participar da SC-Transportes, Danilo Pitta, diz que mesmo a rodovia sendo estadualizada, os recursos que tiverem já no orçamento continuarão valendo. São necessários R$ 15 milhões para elaboração de projeto e manutenção da BR-470.
O projeto da SC-Transportes prevê a duplicação do trecho entre Gaspar e Indaial, que já tem um projeto aprovado e orçado em R$ 250 milhões; elaboração de um projeto de duplicação para toda a BR-470, de Navegantes a Rio do Sul, e a própria obra. O projeto total, segundo o superintendente da Região Metropolitana, Olinto Silveira, está estimado em mais de R$ 1 bilhão. Por isso, a SC-Transportes prevê a realização em etapas.
A cobrança de pedágio será feita também em etapas: quando um trecho fica pronto, passa a ser cobrado pedágio. A novidade que a SC-Transportes está oferecendo é a utilização de antenas para monitorar o trecho percorrido pelo motorista. Neste sistema, o motorista só paga pedágio pelo trecho que trafegou, diferente do que acontece hoje nas rodovias em que se cobra pedágio. “Tem rodovias em que o motorista paga três ou mais pedágios”, afirma. Fonte: AN

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