Alternativa para duplicar a BR-470

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Alternativa para duplicar a BR-470

Rio do Sul, 25.1.05 – As lideranças do Vale do Itajaí deram mais um passo importante na luta pela duplicação da BR-470. Ontem, cerca de 100 pessoas, entre prefeitos, secretários regionais, presidentes de associações comerciais e industriais, vereadores, deputados estaduais e um deputado federal se reuniram na Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul, quando conheceram o projeto da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transportes de Carga) para criação da SC-Transportes, uma empresa de economia mista.
O projeto prevê a privatização das obras de duplicação onde o governo seria o dono da concessão e daria outorga para que uma entidade jurídica, a ser formada por investidores nacionais e internacionais, desenvolva projetos, execute as obras, banque os investimentos e faça a cobrança dos pedágios. Ao governo caberia a concessão e o controle das tarifas.
Ontem mesmo, o presidente da federação, Pedro Lopes, se reuniu com o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira. O passo seguinte será encontro das liderança com o governador. A proposta é mostrar a Luiz Henrique o quanto é importante encontrar uma alternativa urgente para a duplicação da rodovia que corta o Estado desde Concórdia, no Meio-oeste, até Navegantes, no Litoral Norte.
Segundo o presidente da Fetransesc, já acenaram como investidores a Votorantin, VMS (empresa norte-americana que trabalha com fundos de pensão), Iguatemi, Petrobras e a própria Fetrancesc, reunidas em um pool, a SC-Transportes. A parceria entre as organizações e outras que podem aderir ao projeto garantirá o aporte de US$ 4,8 bilhões em seis anos para a duplicação de toda a extensão da BR-470.
O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib), Ricardo Stodieck, não esconde o entusiasmo. “O movimento está ganhando força e com todos lutando fica mais fácil tornar realidade a duplicação da BR-470”, observou. Esta é a quarta reunião que ocorre com as lideranças da região.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul, Lino Rohden, há consenso de que a única maneira da BR-470 se tornar uma rodovia confiável e de qualidade é cobrando o pedágio.
No entanto, Stodieck adianta que se deve encontrar uma forma de cobrar o menor valor possível no pedágio. As lideranças estão buscando uma fórmula que onere o menos possível os usuários da BR-470, cujo pedágio custaria à metade do valor cobrado pelos consórcios em outros Estados. De acordo com Rohden, se for esperar pelo governo federal, a obra poderá sair apenas daqui a 10 ou 15 anos, o que prejudicará o desenvolvimento da região.

Rodovia faz 85 mortes por ano

Na reunião, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial mostrou a situação de risco para quem trafega pela rodovia. Nos últimos quatro anos, a média anual é de 85 mortes, mas o número pode aumentar em 40% se contabilizados óbitos ocorridos nos hospitais – as estatísticas só consideram as mortes no local. Já o número de acidentes oscila entre 1,3 a 1,4 mil/ano
A rodovia tem um fluxo médio 20 mil veículos/dia entre carros leves e de transporte de cargas. Na temporada de verão, o movimento é ampliado em até 30%. Segundo as estatísticas do Corpo de Bombeiros, em 2001 foram registrados 1.344 acidentes; 1.868 em 2002; 1.656 em 2003 e, no ano passado, 1.947 ocorrências.
São vários os trechos críticos da BR-470. Próximo a Rio do Sul, o sistema de contenção dos morros vem sofrendo pressão em decorrência da infiltração de águas das encostas, o que leva a danos na pista e riscos de desmoronamento. Algumas obras emergenciais foram realizadas. O DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) garante para esta semana o início de um serviço de recuperação dos acostamentos e operação tapa-buracos. Fonte: A Notícia

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