Despoluir faz aferições de caminhões em Blumenau, Chapecó e Joinville

  1. Início
  2. Notícias
  3. Despoluir faz aferições de caminhões em Blumenau, Chapecó e Joinville

Despoluir faz aferições de caminhões em Blumenau, Chapecó e Joinville

Florianópolis, 22.4.08 – A unidade móvel do Despoluir de Florianópolis e o técnico do Despoluir, Cristiano dos Santos, estarão em Blumenau até sábado, 26 de abril, para aferição dos veículos do Vale do Itajaí.
A unidade do Despoluir de Joinville e o técnico Jorge Krueger estarão nas transportadoras da cidade. E a unidade de Concórdia e o técnico Manfred Hassemer, fazem mais dois dias de aferições em Chapecó;
Os transportadores interessados em ter o serviço de avaliação do Despoluir devem entrar em contato com o coordenador do projeto, Maurício Lopes, na Fetrancesc ou diretamente com os sindicatos.
O trabalho das unidades móveis do Despoluir, equipadas com o opacímetro, é verificar o nível de opacidade da fumaça resultante da queima de combustível. Esse equipamento indica se o veículo, através da fumaça, está emitindo poluentes e infringindo a lei ambiental. Na maioria das vezes, isso ocorre por desregulagem do motor, falta de manutenção do veículo ou erros na condução do veículo. O O proprietário,precisa corrigir esses problemas para o veículo voltar aos padrões ambientais. E com isso vai também economizar com o consumo de diesel e até com menos tempo parado para consertos. O Despoluir é um projeto da CNT com Fetrancesc e Sindicatos que pretende conscientizar o empresário do transporte, o motorista e trabalhadores do setor sobre a importância da redução da emissão de gases poluentes. E ainda, a economia do uso de rcursos naturais e implantar uma gestão nas empresas coltada para o combate ao aquecimento global.
É importante lembrar que dentro de alguns dias, a Polícia Rodoviária Federal começará a usar um opacímetro para a análise da fumaça dos veículos que tráfegam nas rodovias federais catarinenses. E aqueles que estiverem fora dos padrões serão multados, com valor de R$ 127,00. O superintendente da PRF, Luiz Ademar Paes, informou que além desse serviço estar previsto no Código Trânsito Brasileiro, os patrulheiros constantam, sem qualquer teste, que muitos veículos estão fora das normas ambientais. Dentro de pouco tempo, a análise da fumaça e os níveis de ruído deverão ser obrigatórios, já que o Governo do Estado encaminhou à Assembléia Legislativa, projeto de lei que cria o Código Ambiental e nele está prevista a aferição dos veículos, que passará a ser obrigatória e cada proprietáiro terá que pagar. O despoluir é gratuito e quando há irregularidades, o dono recebe uma notificação do técnico para que faça os ajustes necessários. Informações (48) 3248 1104. Fonte: juraci perboni/imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post