Começam os serviços de apoio nas BRs 101 e 116

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Começam os serviços de apoio nas BRs 101 e 116

Palhoça, 14.8.08 – Não estranhe os homens de roupa branca, azul escura e amarelo fosforescente à beira das BRs 101 e 116 a partir da 0h de amanhã. Nem os guinchos e ambulâncias adesivados e amarelados prontos para entrar em ação. Eles são parte dos serviços obrigatório da empresa que administrará os pedágios no Estado pelos próximos 25 anos. A cobrança também deveria começar amanhã. Mas a construção das cabines atrasou, e o catarinense só terá que pagar pedágio a partir de outubro ou mesmo novembro nas duas rodovias.
Por contrato, serviços que priorizam a segurança dos motoristas e passageiros precisam começar no dia 15, mesmo que as praças não estejam concluídas.
– Trabalhamos muito para que a BR-101 se torne ainda mais segura – disse Márcio Protta, superintendente da Autopista Litoral Sul.
A empresa é um braço da OHL, que ganhou a concessão de cinco dos sete trechos brasileiros leiloados. Desde fevereiro, foram feitos reparos emergenciais nas rodovias, como recapeamentos, roçadas e sinalização.
Nessa semana, ocorreu o único encontro da história entre todos os cerca de 250 funcionários que trabalharão na rodovia a partir de amanhã. É que, daqui para frente, sempre haverá equipes de plantão em algum trecho. A maioria já estava uniformizada na terça-feira. São médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas.
Boa parte dos profissionais tem experiência. Alguns médicos, hoje na Litoral Sul, atuavam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Motoristas de ambulância e guincheiros também já conhecem os trechos. Para o usuário, a grande mudança será a agilidade do socorro. O tempo de espera, na maioria dos casos, será de 20 minutos. Isso porque haverá, entre Santa Catarina e Paraná, oito Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) na BR-101.
Por enquanto, os locais são provisórios. Alguns ficarão onde estão sendo construídas as praças de pedágio. E em boa parte deles, haverá ambulâncias. São 12 no total, quatro delas tipo UTI. A maioria estará estará no trecho mais ao Norte da 101, entre Barra Velha e Curitiba (PR). Nessa área há mais ocorrências.
– Teremos cerca 250 por dia, de retirada de animal a acidente – estimou Antônio Cesar Ribas Saas, gerente de Operações da Litoral Sul.

Tire suas dúvidas
O que faço se houver um problema na estrada?
O ideal é ligar para o 0800. Se houver a necessidade de socorro, por contrato, essa ajuda deve chegar em até 20 minutos no trecho pedagiado.
Se eu me envolver ou ver um acidente, para quem devo ligar?
A partir de agora, o ideal é ligar para o 0800 da concessionária. Mas PRF e os bombeiros continuam prontos para atender.
O socorro ajuda a trocar pneu?
Em casos onde houver dificuldade (idosos, por exemplo), sim.
Como funciona o atendimento?
O contato é feito por telefone e um chamado é aberto. Um carro de patrulha vai ao encontro do motorista que está parado. Se houver um acidente grave, uma equipe de emergência será deslocada. Haverá conversas com Samu e bombeiros.
Como vão saber que não é trote?
Câmeras que serão instaladas a partir do ano que vem cobrirão 100% da rodovia. Elas têm zoom de até 2 quilômetros. Logo, da central, é possível verificar a localização de quem está ligando.
E se eu ficar sem combustível (pane seca)?
O carro é guinchado até a base mais próxima. A bases geralmente ficam em perto de postos de gasolina. Mas o socorro não impede que o motorista seja multado. Vai depender da polícia.
O serviço de guincho da OHL é cobrado?
Nem o guincho nem nenhum outro. Todos os serviços estão inclusos no pedágio pago nas cabines de cobrança.
Mais
O número para o usuário ligar quando precisar de atendimento é 0800-7251771
A ligação é gratuita
Fonte: Diário Catarinense

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