Minuta para convênio vai defnir ações de infra-estrutura e logística para o corredor entre Brasil e Chile

  1. Início
  2. Notícias
  3. Minuta para convênio vai defnir ações de infra-estrutura e logística para o corredor entre Brasil e Chile

Minuta para convênio vai defnir ações de infra-estrutura e logística para o corredor entre Brasil e Chile

Florianópolis, 30.9.07 – Uma minuta de convênio entre Santa Catarina e a região Centro, que engloba as províncias de Córdoba, Santa Fé e Entre Rios, da Argentina, será elaborada para a implantação de infra-estrutura e logística de transporte entre o Brasil, Argentina e Chile. O acerto aconteceu, hoje à tarde, durante reunião entre o secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado, Vinícius Lumertz, o secretário Estadual de Infra-estrutura, Romualdo de França Júnior e o assessor Celso Lino com o ministro da Agricultura e Alimentos de Córdoba (AR), Carlos Mario Gutierrez, o secretário de Desenvolvimento de Rio Cuatro, Hugo Bressan, o assessor do ministro, Carlos Arturo Gutierrez e o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística, Pedro Lopes. Participaram ainda, o assessor jurídico da Federação, Luiz Ernesto Raymundi e o presidente do Sindicargas, Julio Cesar Hess. O encontro seria com o governador, Luiz Henrique da Silveira, que não conseguiu voltar a tempo de outro compromisso. Um dos principais pontos destacados por Lopes é a criação de um ponto de apoio aos motoristas brasileiros que transportam carga para o Chile. Esse espaço é fundamental para dar segurança a esses profissionais, porque a Cordilheira dos Andes, especialmente em boa parte do ano, com o frio e as nevascas, são impedidos de seguir viagem e muitas vezes ficam isolados e correndo riscos.
Essa Central ficaria no município de Rio Cuatro, em Córdoba, ponto estratégico que permitira ao motorista, num dia, o motorista cruzar a Cordilheira, entre Argentina e Chile, um trecho de 550 quilômetros. Neste Centro de Apoio teria diversos serviços, como de despacho de aduana, abastecimento de combustível, de segurança, de alimentação, espaços para pernoitar com o veículo e serviço jurídico e de saúde. Lopes considerou a reunião bastante produtiva, porque já tem os próximos passos para dar seguimento ao convênio.
Pedro Lopes destacou que já estão mais adiantadas as tratativas para implantar um C, taentro de Apoio, em Uspallata, em Mendoza, e local mais próximo da passagem entre Argentina e Chile, que também integra o plano Bioceânico.
O Centro de Apoio em Rio Cuatro é um dos pontos, mas a minuta do convênio, que será elaborada com a participação do assessor Celso Lino e do assessor jurídico da Fetrancesc, Luiz Ernesto Raymundi, além dos representantes do lado argentino, vai estabelecer também ações e investimentos em infra-estrutura e de logística para o corredor bioceânico. E como serão feitos os investimentos iniciais e como será a participação do poder público e da iniciativa privada.
De acordo com o secretário Lumertz, quando o documento estiver pronto, será enviado aos governadores, Luiz Henrique da Silveira e ao governador de Córdoba, Juan Schiarreti, que é o presidente da Região Centro, para análise e posterior assinatura.
O ministro Carlos Mario Gutierrez, que veio ao Brasil em nome do governador da Província de Córdoba Juan Schiarreti, afirmou que esse projeto é importante para o crescimento econômico e social das províncias Córdoba, Santa Fé e Entre Rios, que concentram juntas 20% do total da Economia da Argentina, são responsáveis por 60% das exportações daquele país.
A Região Centro é uma das maiores produtoras agrícolas argentina, com destaque na plantação de trigo, disse Hugo Bressan. Ele informou que circulam pela cidade de Rio Cuatro, 40 mil caminhões por mês e a região necessita de investimentos em logística, que são a base para o desenvolvimento. Para os representantes argentinos, a Região Centro poderá ter uma atuação destacada no processo. Fonte: Juraci perboni/Imprensa Fetrancesc – Fotos James Tavares/Divulgação

Compartilhe este post