Florianópolis, 20.10.08 – O Despoluir Programa Ambiental do Transporte da CNT/Fetrancesc em parceria com os Sindicatos completou um ano, ontem, em Santa Catarina. Os números fechados até o dia 29 de setembro indicam que foram realizadas 4.922 aferições de caminhões no Estado, pelas três unidades móveis do Projeto. Deste total foram reprovados 294 veÃculos, ou seja, 11% da frota avaliada. Esse percentual indicou que os caminhões emitiam poluentes, entre os quais o dióxido de carbono (CO2). Esse é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, porque não permite a liberação para o espaço do calor emitido pela superfÃcie terrestre, a partir do aquecimento pelo sol.
Os veÃculos reprovados pelo teste do Despoluir tiveram 30 dias para fazer o ajuste do veÃculo e solicitar nova avaliação. O transportador que controla os seus veÃculos também ganha com diminuição no consumo de combustÃvel e menor custo de manutenção do veÃculo. O Despoluir começou em julho de 2007, lançado pela CNT, em BrasÃlia com a finalidade de engajar o transportador, os motoristas autônomos ou não, os taxistas e os trabalhadores no Transporte para trabalhar em favor do meio ambiente, nesse momento que se busca reduzir os impactos do aquecimento global.
O transporte rodoviário, de acordo com dados de 1994, é responsável pela emissão de 83 milhões de toneladas por ano de CO2, isso representa 40% do total lançado na atmosfera pelo setor de Energia e 9% do total geral de dióxido de carbono, no Brasil.
Na maioria das vezes, o veÃculo joga gases no ar quando está desregulado, sem manutenção e quando é muito antigo. Os veÃculos com menor tempo de estrada se mantêm dentro dos padrões ambientais estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que é quem estabelece os nÃveis aceitáveis de poluição.
E justamente para diminuir o impacto no Meio Ambiente que o Despoluir desenvolve uma série de ações. Uma delas que está em pleno funcionamento, é a aferição da fumaça resultante da queima de combustÃvel pelo caminhão e ônibus. AS Federações empresariais do Brasil receberam veÃculos equipados com computador e o opacÃmetro, são as unidades móveis que visitam empresas de transporte. E com o opacÃmetro, analisa a opacidade, que é o nÃvel da cor negra, da fumaça. Quanto mais escura e mais densa, maior a poluição.
Em Santa Catarina, a Fetrancesc tem três unidades móveis estabelecidas em Concórdia para atender o Oeste e Meio-Oeste, de Florianópolis para atender a Grande Florianópolis, Sul e parte do Vale e em Joinville para atender O Norte, Planalto Norte e parte do Vale.
Qualquer empresa de transporte pode agendar visita da unidade móvel do Despoluir para medir os nÃveis da fumaça. O próprio programa de computador do Despoluir indica se o caminhão é aprovado ou reprovado.
Muitos transportadores e motoristas que hoje devem seguir normas ambientais e regras ambientais porque pertencem a uma cadeia, na qual o fabricante/embarcador também tem que cumprir a legislação ambiental são os que mais usam o serviço de aferição do Despoluir. Algumas transportadoras por causa das viagens e da agenda, nem sempre conseguem reunir os veÃculos para aplicar o teste da opacidade. O serviço da aferição não tem custo para o transportador. Antes, quem necessitava desse serviço em Santa Catarina recorria à s oficinas que dispõem do equipamento a um custo de R$ 60,00 por veÃculo. O controle da emissão de veÃculos está previsto pelo Código Brasileiro de Trânsito, dentro da Inspeção Veicular, que apesar dos 10 anos do Código, ainda não foi colocado em prática. No entanto, em Santa Catarina, a PolÃcia Rodoviária Federal adquiriu neste ano um opacÃmetro igual ao do Despoluir e tem feito aferições nas estradas federais. Mas no caso da PRF, veÃculo que está fora dos padrões, é multado em R$ 127,00. Fonte: juraci perboni/Imprensa Fetrancesc.
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