BrasÃlia, 17.11.03 – A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 26/99, do deputado Paulo Rocha (PT-PA), que obriga motoristas de caminhão e de ônibus a fazerem curso que engloba direção defensiva, primeiros socorros e relações humanas. Direção defensiva, segundo o projeto, é “a maneira de dirigir pela qual o condutor reduz a possibilidade de se ver envolvido ou de envolver terceiros em acidentes de trânsito”.
Pela proposta, caberá à s empresas de transporte rodoviário de cargas e passageiros oferecer anualmente esses cursos, com duração mÃnima de 20 horas/aula, aos condutores e ajudantes dos veÃculos de sua propriedade. Além disso, os veÃculos daquelas empresas ficam obrigados a portar material necessário a primeiros socorros.
O objetivo, segundo o autor do projeto, é mudar o perfil do trânsito brasileiro, que tem um dos mais altos Ãndices de acidentes e vÃtimas em todo o mundo.
A proposta, que recebeu parecer favorável do relator Carlos Santana (PT-RJ), será analisada agora pela Comissão de Viação e Transportes. Fonte: Agência Câmara