Joinville, 22.12.03 – A ameaça de queda de até 30% no movimento de turistas na região Norte, durante a temporada de verão, causada pelos grandes congestionamento nas rodovias de acesso à s praias, levou o governo do Estado a adotar medidas emergenciais a partir de segunda-feira. Técnicos da Secretaria de Infra-estrutura (Deinfra), prefeituras, PolÃcias Rodoviárias Federal e Estadual elaboraram cinco rotas alternativas para o retorno das praias de São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Itapoá. Haverá um reforço no policiamento em toda a extensão da BR-280, SCs 301 e 415, os principais acessos aos balneários do Norte.
Para quem retorna de São Francisco do Sul pela BR-280 em direção à BR-101 a orientação é utilizar a estrada Porto Grande, em Araquari. O trecho é de chão batido em bom estado de conservação, de 5 quilômetros, possÃvel ser percorrido em 10 minutos. Se o destino for Joinville, a estrada aconselhada é a do Rio do Morro, em boas condições, com 10 quilômetros, a serem percorridos em 20 minutos e termina no bairro Paranaguamirim, zona Sul.
Para que está em Joinville a quer chegar à São Francisco do Sul evitando o engarrafamento, a sugestão é a caminho da Vila da Glória. Será preciso utilizar o ferry boat, da Vigorelli e depois o ferry boat da localidade de Laranjeiras. Para quem está na Barra do Sul a alternativa é a estrada da Salinas, Barra do Itapocu e BR-101, com um trecho de 21 quilômetros. “Nesta estrada existe um local que, em janeiro, receberá um ensaibramento com camada de 30 centÃmetros, onde em dias de muita chuva a água passa sobre a pista”, informou o secretário de regional de Desenvolvimento, Manoel Mendonça.
O mesmo procedimento será feito no caminho da Vila da Glória, onde ocorre o mesmo problema. Para quem retorna das praias de Itapoá o caminho indicado para evitar a SC-415 é a estrada da região do Saà e a travessia de ferry boat, na Vigorelli. A desativação da lombada eletrônica na altura do Colégio AgrÃcola, em Araquari, é outra medida para melhorar a trafegabilidade na BR-280. Será feita uma campanha informativa, através da mÃdia, sobre o movimento nas estradas, monitorado pelo helicóptero Ãguia 2, da PM.
Compartilhe este post