Jaraguá do Sul, 16.9.08 – Em passagem por Jaraguá do Sul, quinta-feira, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, garantiu que a licitação para a duplicação da BR-280 deverá sair até o fim de outubro.
A obra vai agilizar o escoamento da produção industrial e agrÃcola do Norte do Estado.
Além da duplicação, Jaraguá do Sul está de olho no andamento do projeto de Melhoria Operacional, que trata de um aditivo ao projeto original da BR-280. O projeto do trajeto por onde passaria a duplicação não agradou, pois há um desvio na altura da Rodovia do Arroz e BR passaria por Schroeder.
As lideranças da região começaram a cobrar a duplicação do trecho entre a Rodovia do Arroz e a Ponte do Portal. Em junho foi conquistada uma verba de R$ 10 milhões, que garante o inÃcio das obras em 2009.
No discurso, o ministro lembrou a importância da região para o paÃs e a necessidade da duplicação da 280.
– Esperamos publicar o edital de licitação até o fim do próximo mês. Isto não é favor nenhum, achamos que a região precisa da obra porque ajuda a construir o crescimento do paÃs – elogiou.
A assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes em Santa Catarina (DNIT) disse que o projeto estará concluÃdo até o inÃcio de outubro. Depois, os trâmites da licitação podem começar.
Com o processo licitatório pode durar cerca de 90 dias, o inÃcio das obras deve ficar só para depois de fevereiro de 2009.
– Vai depender da liberação de recursos e de captação de verbas da iniciativa privada, mas o inÃcio das obras está garantido para o começo de 2009 – informou a assessora do DNIT, Maira Gonçalves.
Melhoria Operacional terá obras em 2009
Segundo Maira Gonçalves, o projeto e a licitação da Melhoria Operacional estão andando paralelamente ao projeto completo da duplicação da BR-280 e o cronograma também prevê inÃcio das obras em 2009.
O orçamento total da Melhoria Operacional ultrapassa os R$ 30 milhões e o projeto inclui dois viadutos, sendo um no trevo com a SC-413 e outro sobre os trilhos de trem ao lado de um elevado já existente, próximo da empresa Mannes.
A reforma da atual Ponte do Portal e a construção de uma nova, ao lado, também estão garantidas. Fonte: Diário Catarinense