Florianópolis, 15.10.03 ? As empresas de transportes de cargas não aceitarão o fechamento da BR-101 para os caminhões durante a temporada de verão. Essa decisão foi tomada na reunião da última sexta-feira, 10.10, do Conselho de Representantes da Fetrancesc. Essa mesma posição já havia sido apresentada no encontro do Fórum Estadual de Transportes, no inÃcio deste mês. De acordo com o diretor-executivo da Fetrancesc, Pedro Lopes, as transportadoras podem contribuir com o disciplinamento do transporte de maneira que os caminhões evitem transitar nos trechos mais complicados da rodovia, nos horários de pico. Há algum tempo, a Fetrancesc vem sugerindo ao Fórum Estadual de Transportes, alternativas para serem implantadas na 101, especialmente no trecho do trevo de Santo Amaro da Imperatriz.
Na reunião, outro assunto em debate foi o meio ambiente, mais especificamente sobre a Agenda 21, um documento que está sendo elaborado por representantes de órgãos públicos, setor privado e terceiro setor em que ficará estabelecida a situação atual do meio ambiente o que cenário que se pretende para o século 21, baseado no desenvolvimento sustentável. O Conselho convidou o coordenador estadual da Agenda 21, Giampaolo para explicar o processo de elaboração das propostas e como devem ser implementadas. De acordo com o coordenador, o desenvolvimento sustentável irá ocorrer com projetos, atividades e ações consolidadas ou em andamento, no Estado, organizando o pensamento vigente, em termos de crescimento, preservação ambiental e geração de empregos e renda.
O objetivo desta palestra é justamente pela preocupação do Conselho de Representantes da Fetrancesc em acompanhar as mudanças e repassá-las aos transportadores. Além de fazer uma reflexão sobre o tema. Já que no setor há o transporte de produtos perigosos, postos de lavagem de tanques e até poluição por causa do combustÃvel. E cada vez mais exige-se responsabilidade e mudança de comportamento para os setores que interferem no meio ambiente, seja através da legislação ou por meio de programas. Fonte: Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post