Transportadores de Joinville querem esclarecer quando podem usar os créditos de ICMS

  1. Início
  2. Notícias
  3. Transportadores de Joinville querem esclarecer quando podem usar os créditos de ICMS

Transportadores de Joinville querem esclarecer quando podem usar os créditos de ICMS

Joinville, 27.11.03 ? O que é lei e o que é interpretação da lei de ICMS? Isso é o que os empresários do setor de transporte da região de Joinville pretendem saber na próxima quarta-feira, 3 de dezembro de 2003. Eles terão uma reunião com os fiscais da Fazenda estadual, Hélio Oba e Vera Oliveira, na sede do Setracajo (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Joinville), a partir das 19 horas.
O encontro é uma iniciativa da Fazenda estadual e dos fiscais com a finalidade de esclarecer e orientar os empresários sobre a aplicação da lei de ICMS, especialmente em temas polêmicos como o direito aos créditos de ICMS, o recolhimento e a apuração. Essa medida também faz parte da mudança de atuação da fiscalização estadual. Agora, os fiscais serão especializados apenas numa área. E para a região de Joinville, Obas e Oliveira serão os responsáveis pela fiscalização do cumprimento da lei do tributo na área de transportes.
Há tempo, os transportadores lutam por uma definição sobre a aplicação da lei. A principal reclamação é que eles não podem se creditar de ICMS de muitos insumos do transporte, como pneus, porque a Fazenda entende que não há esse direito. No entanto, em outros Estados do país essa operação é permitida. Segundo o diretor-executivo do Setracajo, Luiz Lopes, num primeiro encontro com os fiscais foram levantadas várias questões sobre os procedimentos adotados pelo Estado e pelas empresas. E agora, na próxima semana, devem ser esclarecidos esses pontos, já que a Fazenda pretende aumentar a fiscalização. Informações (47) 422 31 57. Fonte: Imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post