São Paulo, 27.9.06 – Como serão os caminhões e os ônibus daqui a 20 anos? Quais serão as tendências para o setor do transporte? Não dá para responder com exatidão, mas podemos fazer uma projeção baseada na analise dos fatores que influenciarão o cenário socioeconômico do paÃs e do mundo.
O principal fator a ser considerado é a continua expansão da competição na economia mundial. O agronegócio continuará a ser o carro-chefe da nossa economia e o setor industrial deverá liderar a produção de bens de consumo e de capital no eixo de influencia da América Latina. Entretanto, para serem competitivos, ambos deverão buscar melhor padrão de produtividade.
Outro fator a ser considerado é a necessidade de ações mais efetivas para a preservação do meio ambiente. O aquecimento global e as mudanças climáticas, fenômenos já atuais, farão com que a legislação ambiental seja cada vez mais exigente e impulsione os combustÃveis alternativos.
Além do aspecto ambiental, a diminuição das reservas mundiais de petróleo levará o Brasil a um papel de destaque na utilização de combustÃveis originados em fontes renováveis. O biodiesel deverá ser usado em caminhões e ônibus rodoviários. Já os ônibus urbanos deverão ser movidos a GNV e, depois, a célula de combustÃvel.
Novas tecnologias possibilitarão avanços significativos em áreas como telemática, segurança veicular, automação e controle da operação e gerenciamento da energia utilizada pelo veiculo. A futura telemática deverá ser bastante diferente da aplicada atualmente. Ela possibilitará que toda a frota permaneça conectada entre sim e com bases da empresa durante a operação. A função básica não se restringirá mais a garantir a segurança patrimonial, mas sim a gerenciar constantemente os padrões de desempenho das operações.
A influencia do motorista sobre a operação do veiculo deverá ser reduzida sensivelmente. Podemos dizer que ele terá um papel semelhante ao de um piloto de aeronave de ultima geração Todos os módulos de comando eletrônico irão se comunicar a uma velocidade incrivelmente superior a dos padrões atuais, possibilitando a automação quase que total da operação.Todo esse sistema avançado de controle de gerenciamento será integrado ao sistema de telemática e as vias inteligentes.
Um computador de bordo central ou um conjunto deles ligados a um banco de dados poderá gerenciar a operação do trem de força do veiculo para obter o melhor desempenho. Todas as funções de comando de aceleração, desaceleração e manobras durante o deslocamento, serão gerenciadas eletronicamente. O motorista deverá ser responsável apenas pelo acionamento de sistemas de emergência para a realização de manobras em pátios de terminais de carga, pontos de coleta, pontos de parada de ônibus e de terminais rodoviários.
Resumindo: a busca por produtividade, a preservação do meio ambiente e o avanço da tecnologia embarcada serão fatores decisivos para o desenvolvimento dos futuros veÃculos comerciais. O caminhão e ônibus serão cada vez mais limpos e de fácil operação, econômicos, seguros, confortáveis e de fácil operação. O veiculo do futuro será uma ferramenta decisiva para as empresas de transporte que pretendem sobreviver nos próximos 30 anos.Essas empresas não mais discutirão o preço da tecnologia, mas sim o valor e o impacto dela sobre os custos operacionais.
*Wagner Fonseca – Engenheiro Mecânico e Empresário com experiência de 20 anos na área de desenvolvimento de veÃculos comerciais, diretor da Netz Engenharia Automotiva.
Fonte: Guia do TRC