Câmara Interamericana de Transporte aprova novo estatuto

  1. Início
  2. Notícias
  3. Câmara Interamericana de Transporte aprova novo estatuto

Câmara Interamericana de Transporte aprova novo estatuto

Guadalajara, 8.12.04 – Doze dos dezenove países das Américas que compõem a CIT (Câmara Interamericana de Transportes), se reuniram na III Assembléia Ordinária da CIT em Guadalajara, México. Um encontro histórico, uma vez que já não se realizava uma Assembléia desta natureza em Guadalajara nos últimos 50 anos. Os países foram representados pelos delegados de entidades patronais do setor de transportes que atuam nos segmentos de carga e passageiros de todos os modais de transporte.
O encontro teve lugar no Salão de Eventos Especiais do Recinto Ferial Expo Guadalajara, por ocasião da ExpoTransporte Anpact 2004 ? exposição promovida pela Associação Nacional de Produtores de Caminhões e Tratores do México. Estiveram representados Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Na Assembléia, foram aprovadas alterações estatutárias propostas aos países em 2004, cujo destaque foi a alteração da estrutura da CIT, agora com um Presidente em cada país representado e um Secretário-Geral na Sede Permanente, localizada no Brasil, o que substitui a estrutura anterior, pela qual havia um Presidente (atual Secretário-Geral) e um Vice-Presidente para cada país (atuais Presidentes).
Além da deliberação de assuntos internos, que terão impacto na operacionalidade e representatividade da CIT em cada país membro, o encontro se caracterizou por ser um fórum aberto à apresentação das conquistas alcançadas pelos países com relação a algumas áreas de atuação da CIT, especialmente no que tange à capacitação, relações governamentais, integração e cooperação.
Com relação à capacitação, teve destaque a conquista da Presidência da CIT pela Argentina, a cargo da FADEEAC (Federação Argentina de Entidades Empresariais do Transporte de Carga) por meio de sua FPT (Fundação para a Formação Profissional no Transporte), a qual realizou a capacitação de 350 mil motoristas em três anos sem custo para os mesmos, pois conseguiu que os recursos advindos da venda de combustíveis sejam utilizados para a capacitação dos condutores. Além disso, na Argentina foi assinado um decreto para que se possa destinar fundos específicos para unificar os diferentes modais de transporte e assim solucionar os problemas do transporte de maneira conjunta.
Na área de relações governamentais, o Presidente da CIT pelo Equador, Harrison Vizcaíno Andrade, ex-presidente da Federação Nacional do Transporte Pesado do Equador ? FENATRAPE, foi nomeado para encabeçar a Sub-secretaria de Transportes do Equador, o que será um primeiro passo para a consolidação definitiva de um Ministério de Transportes no Equador, ainda não constituído. Além disso, o setor privado de transportes no país se fortaleceu com a criação da primeira Confederação Nacional do Transporte Terrestre do Equador, a qual substitui a pré-união de 7 federações de transporte do Equador. Uma melhor estruturação do setor de transportes nos âmbitos privado e governamental no país, como também uma aproximação entre eles, favorece o desenvolvimento do Equador e da região por meio do transporte.
Ainda na área de relações governamentais, a Presidência da CIT no México informou aos países membros a conquista obtida com o apoio governamental ao setor de transportes, por meio da Presidência da República do México, através do Programa de Financiamento para a Modernização e Competitividade, que pretende reduzir de 10 para 5 anos a vida útil dos caminhões e realizar investimentos de 28 bilhões de dólares que vão acompanhados do programa de renovação de frota e incentivos fiscais, com o objetivo de retirar as unidades mais velhas de circulação. No primeiro ano, como meta, se pretende alcançar a renovação de 2.500 unidades e posteriormente aumentar esse número.
Outra ação da CIT-México junto ao governo mexicano foi relacionada ao diesel, conseguindo que o preço do diesel mexicano se equipare ao preço do diesel dos E.U.A., por meio de intervenções das entidades junto ao governo.
A Assembléia da CIT também foi um espaço para assinatura de importantes Acordos, tais como o Acordo entre a CANACAR e o Banco HSBC para a concessão de um crédito de 1 milhão de pesos mexicanos, destinado aos transportadores mexicanos que necessitam renovar seus veículos, sem necessidade de avalista ou garantias.
Outro importante acordo firmado no evento pelos membros da Diretoria da CIT foi o Acordo de Cooperação entre a Canacar e a Fecatrans(Federação Centro-Americana de Transportes), presidida pelo Engenheiro, Nelson Vanegas, que também preside a CIT por El Salvador.
Na ocasião ficou definido que a IV Assembléia Ordinária da CIT será realizada de 22 a 24 de abril de 2005, em Buenos Aires, Argentina, quando os países membros se reunirão novamente para tratar de temas relacionados al transporte no contexto de implantação do ALCA. Fonte: Assessoria de Imprensa da CIT

Compartilhe este post