BR-470: A duplicação viável

Rio do Sul, 25.1.05 – Uma idéia lançada pela Federação das Empresas de Transportes de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc) poderá se transformar na alternativa nova para equacionar sérios problemas de infra-estrutura do Estado.
O projeto, aprovado durante reunião de lideranças empresariais, políticas e comunitárias, ontem, em Rio do Sul, prevê a constituição da SC-Transportes com o objetivo de construir a duplicação da BR-470 mediante a cobrança de pedágio justo. O estudo fixa Blumenau-Indaial, trecho para o qual já existe projeto, mas também abrange o percurso entre Blumenau e Rio do Sul.
A iniciativa da Fetrancesc foi examinada ontem durante audiência no Centro Administrativo, merecendo integral apoio do governador Luiz Henrique. Participou do encontro, também com aval total, o secretário do Desenvolvimento, Armando Hess, que é de Blumenau.
O diretor executivo da Fetrancesc, Pedro Lopes, que vem liderando o movimento, informou que, autorizada a concessão, a obra pode começar já em junho. Os recursos estariam assegurados por um consórcio integrado pela Votorantim (Brasil), Brisa(Portugal), VMS (Estados Unidos), Construtora Iguatemi (Santa Catarina), BR-Distribuidora e a própria Fetrancesc.
Os governos estaduais e federal atuariam como reguladores das tarifas, que seriam cobradas por quilômetro rodado.
O modelo funciona bem em vários países. Pode ser também o melhor para Santa Catarina. Fonte: Coluna Moacir Pereira/A Notícia/Oestado

Compartilhe este post