Joinville, 26.1.06 – Caminhões com excesso de peso têm passe livre na BR-101, em Santa Catarina. Um flagrante da impunidade a esses infratores foi registrado ontem, 25 de janeiro pela reportagem da RBS TV e do DC no posto da PolÃcia Rodoviária Federal, em Joinville. Um caminhão com quase 35 mil quilos acima do peso permitido para trafegar pela rodovia só foi barrado pela polÃcia em abordagem de rotina, mas não pagou multa pela irregularidade.
O superintendente da PRF na região, Everson Feuser, explica que em novembro de 2005 os ministérios dos Transportes e da Justiça baixaram uma portaria vedando a fiscalização de excesso de peso por parte da polÃcia. Desde então, o trabalho cabe ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). O problema é que nenhuma das balanças do Estado funciona há pelo menos dois meses.
?Ficamos de mãos atadas porque flagramos a irregularidade, que se repete constantemente, mas não podemos fazer nada além de advertir os motoristas?, diz Feuser.
O caminhão foi parado no posto da PRF em Pirabeiraba em abordagem de rotina. O excesso de peso nos veÃculos que trafegam pelas rodovias do paÃs compromete o estado de conservação do asfalto. O problema é visÃvel ao longo da BR-101 em Santa Catarina. O asfalto tem desnÃveis e buracos em vários pontos.
Funcionários da empresa Conspel, que atuam na operação das balanças, preferem não se identificar, mas explicam que os equipamentos estão quebrados desde novembro em Garuva, e desde dezembro em Itapema. A PAT do Brasil, responsável pela manutenção das balanças, não teria resolvido o problema.
Por isso, os cerca de 25 trabalhadores que atuam em três turnos em Garuva ficam parados o dia inteiro. Um deles conta que pelo menos 4,5 mil caminhões passam pelo local por dia. Desses, em torno de 1,5 mil estariam acima do peso permitido para trafegar pela BR-101.
Motorista desvia fiscalização
É com tranqüilidade que o caminhoneiro da empresa Log Brasil, Antônio Carlos Pavoni, flagrado ontem com excesso de peso na BR-101, conta como faz para não ser pego pela fiscalização. Ele saiu com a carga de 60 mil quilos de ferro em direção à Fundição Tupy, em Joinville, e só foi barrado em Joinville, pela PRF. Mesmo assim, saiu ganhando – não teve que pagar multa e nem teve a carga excessiva apreendida.
?A gente sabe por onde passar quando tem excesso de carga. Faz um desvio aqui, outro ali. Mas em um ano na empresa é a primeira vez que viajo com mais carga?, contou Pavoni.
O que diz o DNIT
A coordenação do DNIT informa que as licitações para a troca das empresas que farão a instalação, operação e manutenção das balanças na BR-101 em SC já estão em andamento e têm prazo previsto para inÃcio do trabalho de 90 dias. Segundo o engenheiro João Batista Berretta Neto, responsável pela engenharia e segurança de trânsito no Estado, o problema ocorre porque as balanças, construÃdas nos anos 80, estão ultrapassadas. Ele afirma que as empresas que atuam na operação e na manutenção atualmente têm contrato até julho deste ano. A PAT do Brasil, responsável pela manutenção, tenta colocar as balanças em funcionamento, mas não estariam encontrando equipamentos compatÃveis com os existentes para fazê-las funcionar. A instalação das balanças foi dividida em três lotes no paÃs. Em Santa Catarina serão três locais – Garuva, Itapema e Araranguá. O novo sistema de fiscalização prevê o controle de excesso de cargas nos caminhões e ônibus por foto, o que deve evitar os desvios de alguns motoristas.
Fonte: Diário Catarinense