São Paulo, 1º.7.04 – Os fretes do transporte rodoviário de cargas poderão ter, a partir desta quinta-feira (1º), aumentos superiores a 9% em relação aos preços praticados em janeiro passado. O percentual foi discutido nesta quarta-feira (30), em São Paulo, na reunião do Conet (Conselho Nacional de Estudos de Transporte e Tarifas), órgão consultivo da NTC&LogÃstica, e tem como base levantamento de custos feitos pela Fipe/USP (Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas da Universidade de São Paulo) e estudos do Decope (Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Econômicas) da NTC&LogÃstica.
Segundo o Conet, em comunicado a ser publicado na edição desta quinta-feira (1º) do jornal Gazeta Mercantil (clique aqui para ver a Ãntegra), em média os aumentos deverão ficar em 8,48% no segmento lotação e 8,55% para a carga fracionada (industrial) em relação janeiro.
De acordo com o Conet, o aumento de fretes é uma decorrência dos reajustes de preços dos principais insumos utilizados pelos transportadores rodoviários de cargas, principalmente diesel, veÃculos, salários, pneus, recapagem, óleo de carter e seguros. Contrariando as primeiras projeções feitas pela Petrobrás, na bomba os aumentos do diesel chegaram a 9,37%. Já os salários acumulam alta de 11,3%, enquanto os reajustes veÃculos, carroçarias e pneus, no perÃodo ficaram em 8,888%, 6,96% e 11,56%. No mesmo perÃodo ainda, a recapagem, os seguros e óleo de carter tiveram majorações de preços de 14,8%, 13,78% e 6,58%, respectivamente.
Além do reajuste de preços, o Conet discutiu a criação de taxa a ser cobrada pelo transportador no caso de dificuldades encontradas por ele nas entregas. A cobrança vem sendo experimentada por várias empresas de transporte na tentativa de cobrir os custos decorrentes dos obstáculos encontrados para a entrega de mercadorias em estabelecimentos comerciais, entre os quais supermercados. Outro assunto debatido foi a uniformização dos critérios de apuração dos impostos e taxas nos Ãndices e planilhas referenciais dos segmentos de lotação e carga fracionada. Na ocasião, a NTC&LogÃstica apresentou as novas tabelas referenciais de custos para os segmentos de lotação, carga fracionada, carga lÃquida e perigosa, e carga frigorificada, e aproveitou a oportunidade para discutir as ações que vendo empreendidas pela Frente Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas, criada pelos transportadores autônomos e que recebeu o apoio das instituições de transporte rodoviário de cargas, entre as quais a própria entidade, bem como de outros segmentos, entre os quais concessionários de rodovias, fornecedores e prestadores de serviços.
Fonte.: NTC