Florianópolis, 04.09.03 – Como planejar o trânsito em locais que atraem grande número de pessoas. como por exemplo, os shoppings centers? Um estudo elaborado por dois pesquisadores indicam algumas saÃdas para facilitar o trabalho de engenheiros de tráfego e demais profissionais ligados ao setor de transporte> O trabalho foi desenvolvido pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Lenise Grando Goldner e pelo professor Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licinio da Silva Portugal e foi publicada no livro Estudo de Pólos Geradores de
Tráfego e de seus impactos nos sistemas viários e de transportes, editado pela Edgard Blücher Ltda., em 2003.
Locais onde há grande fluxo de pessoas e de veÃculos, provocam mudanças e transtornos no tráfego e no transporte onde são instalados, como Shoppings e supermercados, conhecidos como Pólos
Geradores de Tráfego. O livro, baseado na coleta de dados realizada em várias cidades, propõe
alternativas para a realidade dos centros urbanos brasileiros. Durante a pesquisa, foram feitas comparações com
os estudos de tráfego realizados nos Estados Unidos e na Espanha, e concluiu-se que o fluxo de trânsito
naqueles locais é completamente diferente do verificado no Brasil, onde o número de automóveis é menor e há mais ônibus e pedestres circulando. Por isso, as soluções devem ser especÃficas
para cada localidade.
A necessidade de se analisar as conseqüências geradas pelos Pólos Geradores de Tráfego surgiu com o crescimento das cidades, o aumento da frota de veÃculos e os novos usos do solo. A realização dos estudos
de impactos garante a melhor inserção do empreendimento na malha viária já existente na cidade; prevê espaços existente na cidade, prevê espaços seguros para a circulação e travessia de pedestres; assegura um numero mÃnimo de vagas para deficientes fÃsicos e motocicletas e faz com que a demanda por estacionamentos seja absorvida no interior da edificação, assim como as operações de carga e descarga.
A professora, Lenise Goldner, explica que para evitar problemas como congestionamentos, filas de espera e
acidentes em torno dos empreendimentos é preciso que seja feito um estudo de impacto de tráfego antes do inÃcio da construção. Soluções simples, como diminuir o tempo do semáforo, colocar mais faixas de pedestres, alargar ou mudar a mão das ruas, muitas vezes são suficientes para melhorar o fluxo de carros, ônibus e pessoas no local. Fonte: assessoria imprensaCentro Tecnológico-UFSC/Fetrancesc
Compartilhe este post